Prefeitura discute parceria com UFRN para SBPC 2020 em Natal

Foto: Divulgação

O secretário de governo da Prefeitura de Natal, Paulo César Medeiros, ao lado de outros secretários municipais, recebeu a comissão organizadora da 72ª edição da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC 2020), na manhã desta terça-feira (27), no Palácio Felipe Camarão. A reunião serviu para que os representantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN apresentassem um esboço do projeto do evento que terá a gestão municipal como parceira. A SBPC tem previsão de acontecer entre os dias 12 e 18 de julho de 2020.

            “Esse encontro foi muito importante para que possamos já conhecer parte das demandas. Vamos solicitar um caderno com essas demandas para que possamos analisar o que é possível fazer. Não somos uma ilha e, assim como a UFRN, vivemos esse momento de crise e vamos fazer tudo dentro das nossas limitações”, explicou o secretário de governo. “O prefeito Álvaro Dias determinou que estejamos junto nesse projeto e vamos dar nosso apoio para que seja um grande evento”, complementou Paulo César Medeiros.

                Os representantes da UFRN apresentaram possibilidades de parcerias com a Secretaria de Educação para a participação de educadores e estudantes de escolas do município, ações na área de turismo, licenciamentos, assim como intervenções no trânsito em um trecho do anel viário do Campus, bem como um reforço no transporte para a área e nos ônibus do Circular. A comissão se comprometeu a encaminhar, detalhadamente, as demandas e o Município vai montar um grupo de trabalho para auxiliar no evento.

                O QUE É SBPC

Realizada desde 1948, com a participação de representantes de sociedades científicas, autoridades e gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia, a Reunião Anual da SBPC tem os objetivos de debater políticas públicas nas áreas de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação e de difundir os avanços da Ciência nas diversas áreas do conhecimento para toda a população.

A cada ano, a Reunião Anual da SBPC é realizada em um estado brasileiro, geralmente em universidades públicas. O evento reúne milhares de pessoas – cientistas, professores e estudantes de todos os níveis, profissionais liberais e população local. A Programação Científica é composta por conferências, mesas-redondas, encontros, sessões especiais, minicursos e Sessões de Pôsteres (que inclui a Jornada Nacional de Iniciação Científica).

Também são realizadas outras atividades, como a SBPC Jovem (exposição voltada para estudantes do ensino básico e público em geral), a ExpoT&C (mostra de ciência e tecnologia), a SBPC Cultural (apresentação de atividades artísticas regionais e discussões sobre temas artísticos e culturais), a SBPC Afro e Indígena (conferências e mesas-redondas que abordam essas temáticas).