Seminário abre ‘Desperta Parnamirim’, projeto que incentiva a prática de atos saudáveis

A Prefeitura Municipal, através das secretarias de Assistência Social, Saúde e Esporte e Lazer, deu início na manhã desta sexta-feira (23), a mais uma edição do Desperta Parnamirim. O projeto tem como objetivo melhorar a qualidade de vida e bem-estar, dos servidores e população. 

Servidores de várias secretarias participaram da abertura do projeto que aconteceu no Auditório Clênio José, localizado na Cohabinal. O evento contou com uma apresentação do quinteto da Escola de Música de Parnamirim, que deixou a programação leve e animada. 

De acordo com Thiago Fernandes, coordenador de serviço de convivência e fortalecimento de vida, o projeto é encabeçado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Habitação e Regularização Fundiária (SEMAS), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SESAD) e Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEL). 

“O objetivo é inserir na população os atos saudáveis, e a busca por uma melhor qualidade de vida. A Prefeitura de Parnamirim está com esse pensamento através da Semas, Sesad e Sel, mas todas as outras participarão”, disse Thiago. 

Iniciado nesta sexta feira, o projeto segue até o dia 12 de setembro. As unidades de saúde, CRAS e Ginásios, assim como as secretarias, irão receber atividades que buscam despertar hábitos saudáveis para uma melhor qualidade de vida. 

“Os serviços serão mais efetivos nos CRAS, unidades de saúde e Ginásios porque é onde está inserida a maior participação popular. Já para os servidores, a questão da mudança de hábitos é importante porque vai servir de referência. Não tem como cuidar dos outros, se você não está se cuidando”, falou Thiago, informando também, que as atividades serão gincanas, jogos, palestras e rodas de conversas voltadas ao tema e atividades laborais. 

O seminário de abertura teve também uma mesa-redonda, que contou com a participação de alguns conselhos profissionais, como o de psicologia, nutrição, educação física, fisioterapia e terapia ocupacional. A inicitiva contou ainda com uma palestra sobre qualidade de vida e mudança de hábito. 

Presente no evento, o idealizador do projeto de lei que foi criado em 2010, Azevedo Junior, comemorou a retomada do Desperta Parnamirim. Ele lembrou a importância de todos se cuidarem, não apenas durante o período da ação, mas durante toda a vida.