Parnamirim vence etapa do Prêmio Nacional de Saúde Bucal

Foto: ASCOM – Ney Douglas

A Prefeitura de Parnamirim tem desenvolvido um trabalho de excelência na área de saúde bucal visando o bem-estar da população, prova disso é que a cidade conquistou o primeiro lugar, na etapa estadual, do Prêmio Nacional de Saúde Bucal, que é realizado pelo Conselho Federal de Odontologia. O título foi alcançado na disputa com municípios do Rio Grande do Norte, que tem de 100.001 a até 500 mil habitantes. 

O Coordenador de saúde bucal do Município, Erinaldo Bezerra, explicou o objetivo e como funciona o processo para concorrer à premiação. “O Prêmio Nacional de Saúde Bucal é promovido pelo Conselho Federal de Odontologia para estimular e ver como anda o atendimento e a saúde bucal dos municípios. É entregue uma bateria de documentação, e todo o trabalho relacionado aos serviços precisa ser comprovado”, falou. 

Para Erinaldo Bezerra, o primeiro lugar coroou o trabalho que é realizado pela equipe há dois anos. O município deu um salto enorme na quantidade de atendimentos. De 13 consultórios, a cidade atualmente conta com 49, sendo dois deles em unidades prisionais. O coordenador reforçou que o prêmio alcançado na categoria preestabelecida se deu em razão de Parnamirim ter os melhores números, percentual de atendimento e cobertura na rede municipal. Com alegria, ele parabenizou o trabalho em equipe e destacou a importância do apoio do Prefeito Rosano Taveira: 

“O prêmio é um conjunto, alcança todas as unidades. Esse trabalho mostra que a gente evoluiu muito bem. Quando a gente abraça o desafio e seleciona uma equipe com qualidade os resultados positivos acontecem naturalmente. Agradeço ao prefeito pelo reconhecimento e apoio à odontologia. Todos os pedidos que partiram da coordenação, foram de prontidão atendidos pelo prefeito, que sempre visa o benefício da população”. 

A média de atendimentos subiu de 2.500 para mais de 6.800 por mês. A cidade também oferece os serviços de urgência 24h no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). Os mais de 50 cirurgiões-dentistas e técnicas de saúde bucal, refletem no atendimento de qualidade que é ofertado para a população. Usuários que estiveram no CEO na manhã desta quinta-feira (17), elogiaram os funcionários e a unidade. 

“Foi a primeira vez que trouxe minha filha ao dentista pediátrico e o atendimento foi ótimo. Na clínica particular ela não deixou os médicos examinarem. Aqui deu tudo certo, foi feita a limpeza e aplicação de flúor. Eu amei”, disse Daiane Agemiro. Usuário dos serviços por mais de uma vez, Maxsuel Galvão também elogiou o atendimento. “Teve um dia que precisei do serviço pela madrugada e fui muito bem atendido. Hoje estou retornando com meu filho para fazer o acompanhamento odontológico dele”. 

A Prefeitura de Parnamirim vai receber a premiação da etapa estadual do Prêmio Nacional de Saúde Bucal em solenidade que será realizada no dia 24 de outubro, às 15h, no auditório do Conselho Regional de Odontologia do RN. 

Alguns dos serviços ofertados pela saúde bucal de Parnamirim que fizeram com que o município alcançasse o patamar de referência no estado: 

Próteses Dentárias 

Desde o mês maio de 2019, o CEO está prestando o serviço de próteses dentárias. Hoje, o Centro de Atendimento está preparando em torno de 250 próteses de ótima qualidade e que apresentam uma grande procura. Cada bairro da cidade oferece 4 vagas por mês destinadas à especialidade, onde o dentista da Unidade de Saúde realiza o tratamento, avaliação e o encaminhamento para o CEO. 

Saúde Escolar 

Além dos serviços ofertados no próprio Centro de Atendimento, a equipe do CEO está realizando o trabalho de saúde escolar nas instituições municipais e está em atuação desde o início do segundo semestre em Parnamirim e a meta é cobrir mais de 50% do município até o final do ano. 

De acordo com o coordenador, Erinaldo Bezerra, todas as crianças da rede municipal de ensino dos bairros Centro, Santa Tereza, Cajupiranga e Cohabinal foram analisadas clinicamente e obtiveram aplicação de flúor. “No ano que vem, iremos atender a demanda equivalente a 100%, todas as crianças estarão protegidas, analisadas e terão aplicação de flúor”, falou. 

Dados do Ministério da Saúde em relação a Cobertura de Saúde Bucal, apontam que no ano de 2017, o serviço atendia a 35,72% da população e já ano de 2019, até o mês de julho, os serviços alcançaram 59,11% da população parnamirinense. 

Saúde Bucal 

Os pacientes das Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros, também estão sendo beneficiados. Antes a população contava com apenas um dia da semana disponível para marcar consultas nas Unidades e no CEO, agora os usuários dos serviços podem realizar a marcação diariamente, durante todo o horário de atendimento, o que eliminou as filas de espera. 

Para ser atendido no CEO, o paciente deve ser consultado pelo dentista da Unidade de Saúde do seu bairro, que ao confirmar a necessidade de um procedimento diferenciado realiza o encaminhamento. O Centro de Especialidades Odontológicas, localizado no Centro Clínico de Parnamirim (CCPAR) e funciona das 9h às 21h para marcação de consultas, e 24h para atendimento no pronto-socorro.