Os filmes sobre empreendedorismo trazem importantes lições e são uma dose extra de motivação para quem comanda uma empresa ou deseja abrir um negócio. Ainda que os personagens não atuem no mesmo setor que o seu, é possível captar ensinamentos valiosos e se inspirar nas histórias.
Confira, a seguir, cinco filmes sobre o tema indicados por Paco Fazito, Mestre em Administração de Empresas e Ambassador S.I.N. Implant System.
1) Fome de Poder: o McDonald’s é uma das empresas mais famosas do mundo e um ícone quando o assunto é modelo de negócio. Em Fome de Poder, é possível conhecer em detalhes a história do restaurante da rede de fast food desde seu início. É possível acompanhar a concepção do primeiro restaurante pelos irmãos McDonald e como tudo mudou quando eles conheceram um vendedor de máquinas para fazer milkshake, Ray Kroc. Dessa sociedade nasceu o “M” amarelo que enxergamos em diversos lugares do Brasil e mundo. Um dos maiores insights que o filme entrega é o de que nunca é tarde para começar: Ray Kroc tinha 52 anos quando começou sua impressionante trajetória de sucesso nos EUA dos anos 1950.
2) Coco Antes de Chanel: ao contar a trajetória da icônica estilista Gabrielle Chanel, figura revolucionária na moda feminina, o filme brinda o espectador com uma história de superação desde a infância difícil em um orfanato até a criação de uma das marcas mais importantes no mundo da alta costura. O filme mostra que a empresária não tinha medo de ser ousada e sempre colocava a persistência e determinação à frente de seus projetos. Ela mudou os padrões e a maneira de se vestir, criando um estilo único, vanguardista e impensável para o início do século XX.
3) À Procura da Felicidade: outro relato emocionante de superação, este filme conta a história do pai solteiro Chris Gardner, vivido por Will Smith, que durante a década de 80 vive problemas financeiros até se tornar um empresário bem sucedido. Uma das grandes mensagens deste filme é o “nunca desista”, ainda que a situação não esteja boa, é preciso continuar e acreditar em seus objetivos. A obra também nos lembra de como é importante viver o hoje intensamente, lutando e conquistando suas próprias vitórias.
4) O Menino Que Descobriu o Vento: baseado em fatos reais, o filme conta a jornada de William Kamkwamba, jovem curioso e inteligente que vive no Malawi, um país pobre e sem saída para o mar, no sudoeste do continente africano. Após problemas climáticos que afetaram as plantações, William se baseia em um livro de ciências da biblioteca da aldeia para criar um projeto de energia eólica para alimentar um sistema de irrigação que salva a colheita. filme mostra que a inovação e a criatividade podem ser motores de mudança, mesmo em circunstâncias desfavoráveis.
5) Joy: o Nome do Sucesso: a trama conta a história de Joy Mangano, empresária americana conhecida por uma série de invenções, interpretada por Jennifer Lawrence. Inspirada por um acidente doméstico, ela cria um esfregão mais prático e seguro (o tão conhecido Miracle Mop, que hoje é um sucesso nos lares). Joy acerta em cheio ao conseguir defender todas as características do seu produto, se colocando no lugar de seus clientes. Esse filme é uma verdadeira aula sobre vendas e empreendedorismo, com destaque para as máximas “ninguém vende seu negócio tão bem quanto você” e “ não é porque você embarcou nessa viagem sozinho que você deve remar sem a ajuda de ninguém”.
Sobre a S.I.N. Implant System: uma das líderes mundiais na fabricação de implantes dentários, com sede localizada em São Paulo (SP), está presente em 22 países. É reconhecida no mercado por agregar valor e conhecimento à comunidade odontológica, por meio de cursos de formação, palestras e workshops, além do apoio a pesquisas científicas. A empresa tem como visão oferecer o que há de melhor e mais seguro na área de Implantodontia, graças a um rigoroso controle de qualidade, aliado a certificações nacionais e internacionais. A S.I.N. abraçou a ideia da tecnologia e da inovação para ajudar pessoas a resgatarem seus sorrisos, promovendo felicidade, saúde e bem-estar. O modelo de negócios é orientado por práticas que envolvem a redução de impactos ambientais, o atendimento humanizado, a promoção da diversidade e da inclusão social. Na governança, os pilares centrais são o respeito às pessoas, a escuta ativa, o compromisso com a ética, o uso consciente de dados e a transparência nas ações. A empresa acredita que viver de acordo com valores e propósitos sólidos é o caminho mais favorável para bons negócios. É assim que a S.I.N. tem construído confiança junto a Clientes, Acionistas, Colaboradores, Parceiros e comunidades locais. A empresa, iniciada em 2003 pelo casal de empreendedores Neide e Ariel Lenharo, hoje integra o grupo Henry Schein, maior fornecedor de produtos e serviços de saúde para consultórios odontológicos e médicos do mundo. Mais informações em www.sinimplantsystem.com.br.