Liga realiza ação com triagens, túnel interativo e orientações sobre câncer colorretal neste fim de semana

Liga Contra o Câncer

 

O Rio Grande do Norte deverá ter 570 novos diagnósticos de câncer colorretal até o fim de 2024, segundo estimativa do Instituto Nacional de Câncer (INCA). O mês de março foi escolhido para chamar atenção para a doença com a campanha Março Azul Marinho e a Liga Contra o Câncer fará uma ação com triagens e orientações neste fim de semana no Midway Mall. Estará instalado no shopping um “Intestúnel”, túnel interativo e educativo sobre as estruturas e as alterações mais comuns evidenciadas no intestino humano.

O evento acontece entre os dias 8 e 10 de março, das 14h às 20h, no primeiro piso do shopping, ao lado da loja da Vivo. De acordo com Grayce Castro, gerente de ensino do Instituto de Ensino, Pesquisa e Inovação (IEPI) da Liga, a ação é uma importante ferramenta de para disseminar informações sobre prevenção em saúde e diagnóstico precoce da doença.

Para as triagens, que vão acontecer apenas no sábado, os agendamentos podem ser feitos previamente na sexta-feira através da Central de Marcação da Liga, nos números (84) 4009-5600 ou (84) 4009-5601 (WhatsApp) ou presencialmente no local da ação. Para participar, o paciente deve ter acima de 50 anos e nunca ter realizado colonoscopia, além de portar o Cartão SUS e um documento com foto.

Caso as pessoas atendidas na triagem necessitem de uma continuidade diagnóstica, serão ofertadas colonoscopias realizadas na própria Liga, exames de pesquisa de sangue oculto nas fezes cedidos pelo DNA Center, e caso tenham alterações nos exames, estará garantido retorno aos especialistas da Liga para completar o segmento do tratamento.

A ação ainda vai contar com orientações de fluxo no agendamento para consultas e exames na rede SUS, distribuição de material educativo e uma kitanda de estímulo à alimentação saudável.

Mutirão de conoloscopia

No sábado, Dia D da campanha do Março Azul Marinho em todo o país, será realizado um mutirão de colonoscopia na unidade Policlínica, no Alecrim. Estão agendados 37 exames em pacientes provenientes do SUS como forma de dar mais celeridade à fila do procedimento.

O mutirão acontece pela manhã, a partir das 7h, e a tarde, a partir das 13h, envolvendo 28 profissionais da saúde que estarão atuando voluntariamente.

Câncer colorretal

Terceiro tipo de câncer que mais atinge homens e mulheres, o câncer colorretal são tumores que acometem o intestino grosso, principalmente as regiões do colo, reto e ânus. Entre os fatores de risco estão histórico da doença na família, baixo consumo de cálcio, idade superior a 50 anos, sedentarismo e consumo de alimentos ricos em gordura saturada e bebidas alcoólicas.

O diagnóstico precoce oferece até 90% de cura da doença. Por isso, é importante ficar alerta para os primeiros sintomas, que podem incluir diarreia e/ou prisão de ventre, sangue nas fezes, gases ou cólicas, náuseas e vômitos, dores na região anal ou sensação de intestino cheio mesmo após evacuação.