Ao longo do verão, os órgãos da administração pública municipal realizam ações conjuntas de fiscalização, ordenamento, monitoramento e limpeza nas praias da orla de Natal visando garantir a ordem e a segurança durante a temporada da alta estação. A “Operação Verão 2024” iniciou no final de dezembro de 2023 na orla e segue intensificando a fiscalização para combater atividades irregulares e reforçar a segurança de comerciantes e frequentadores das praias.
Na manhã desta terça-feira (9), representantes das secretarias municipais se reuniram para uma prestação de contas referente à primeira semana de Operação. O encontro foi coordenado pelo secretário municipal de Governo, Joham Xavier, e contou com a presença de representantes da Urbana, Semsur, Semurb, STTU, SEL, Semdes, Secom, Setur, Semtas, Sempla, Semul, Procon e Funcarte.
O secretário de Governo, Joham Xavier enfatizou a importância da integração das secretarias e avaliou de forma positiva o início da fiscalização. “A primeira semana de Operação Verão 2024 foi positiva. Reunimos os secretários para avaliar e compartilhar as informações da ação que está sendo realizada. Estamos trabalhando de forma integrada com o objetivo de trazer mais eficiência para a operação. Natal vai receber durante o período um volume significativo de turistas, sem falar na população local que frequenta as nossas praias, e precisamos oferecer o melhor para todos. Nós, como poder público municipal, precisamos dizer e mostrar à sociedade que não iremos tolerar o desrespeito aos espaços públicos. É o momento de ampliar a fiscalização, não relaxar para que, tanto os natalenses, quanto os visitantes, possam desfrutar das nossas belezas com conforto e segurança”, disse o secretário Joham Xavier.
O “Quiosque 06”, em Ponta Negra, é a novidade para este ano. O local é um espaço de ação integrada de serviços públicos municipais com funcionamento diário e presença em escala de plantão. De acordo com a secretária executiva de Natal, Danielle Mafra, a Operação será realizada em todo o período da alta estação em datas estratégicas para coibir a prática irregular de atividades e assegurar a ordem e a segurança dos frequentadores da praia. “A operação Verão conta com uma ação entre as secretarias municipais e este ano possui um local estratégico para atender às demandas da população, que é o Quiosque 6, localizado na orla e que vai funciona de segunda a sexta, das 8 às 20h como ponto fixo de informação da Prefeitura de Natal, seja para reclamação, crítica, denúncia, como forma de apoio à população. A prefeitura de Natal está fazendo a sua parte e conta com o apoio de todos”, afirma Mafra.
O coordenador da Operação, o secretário da Semurb, Thiago Mesquita, ressalta a importância de manter o ordenamento da orla. “A operação tem sido um sucesso porque fizemos um planejamento prévio, extremamente interessante que foi o cadastro de todas as pessoas que trabalham na orla de Ponta Negra e um filtro com as três associações que existem em Ponta Negra. Isso fez com que a gente pudesse ter hoje o controle da quantidade de pessoas que respeitem a capacidade de suporte da praia, que é de 500 trabalhadores no máximo, trabalhando ao mesmo tempo. Estamos com o cadastro de 441 trabalhadores devidamente identificados e estamos fazendo apreensões de materiais, equipamentos, motocicletas que estão descumprindo esse termo de compromisso que deu a autorização legal para essas pessoas. Já foram apreendidas 28 motocicletas, 4 caminhões de equipamentos (cadeiras, sombrinhas, faixas de publicidade em local indevido), além de toda uma organização visual do colete e crachá que tem hoje facilitado a identificação de quem está legalizado na praia. ”
Os canais para a população denunciar a ocupação irregular da orla e outras infrações são na base integrada de serviços municipais do “Quiosque 6”, que funcionará diariamente em regime de plantão para receber denúncias da população. A Ouvidoria da Semurb no (84) 3616-9829 ou pelo aplicativo Natal Digital. Ou ainda no 190 do Ciosp, nos fins de semana e feriados.