Candidatos ao governo do RN no 2º turno se confrontam em debate da Inter TV Cabugi

Os candidatos ao governo do Rio Grande do Norte, Carlos Eduardo (PDT) e Fátima Bezerra (PT), participaram do debate da Inter TV Cabugi, na noite desta quinta-feira (25), em Natal. Este foi o último confronto público entre os dois postulantes ao cargo antes do segundo turno das eleições 2018, que ocorre no próximo domingo (28). A mediação foi do jornalista da Rede Globo, Ari Peixoto.

Os dois candidatos ao governo do RN no segundo turno participaram do debate na Inter TV Cabugi — Foto: Pedro Vitorino

Como no primeiro turno, o debate foi dividido em quatro blocos, sendo que o primeiro e o terceiro eram de temas livres. Na segunda e na quarta etapa, os candidatos perguntaram e responderam perguntas sobre termas pré-determinados sorteados na hora.

Cada candidato fez duas perguntas e respondeu a outras duas em cada uma dessas etapas, conforme ordem sorteada antes do programa. Os candidatos tiveram 30 segundos para formular as perguntas, 1 minuto e 30 segundos para as respostas, um minuto e para réplica e um minuto e para tréplica.

No último bloco, além das perguntas, cada candidato também pôde fazer suas considerações finais.

Confira as considerações finais de cada candidato (ordem definida por sorteio):

Fátima Bezerra (PT)

“Primeiro quero aqui saudar a Inter TV, cumprimentar aqui o candidato, Ari, e sobretudo a você que está em casa, que acompanhou o debate até o presente momento. E dizer a vocês com muita serenidade: estou preparada para enfrentar esse desafio que é governar o Estado do Rio Grande do Norte a partir do ano que vem. E quero aqui fazer uma reflexão com vocês. Nós temos no domingo apenas dois caminhos a escolher. De um lado, o projeto do candidato que representa as oligarquias que estão no poder aí há 60 anos, o chamado governo de privilégios, governo que olha para três, quatro, ou cinco famílias. De outro lado, um projeto que representa a mudança, que é a nossa candidatura. Um projeto que significa governar para todos e para todas, mas com o olhar principalmente para os que mais precisam. Digo mais ao Rio Grande do Norte: 30 anos de vida pública, honradez, seriedade, decência, espírito público, maturidade, sabedoria. Trago exatamente para o governo a capacidade de escutar, de ouvir as pessoas. Meu governo vai ser o governo do diálogo, o governo da união. Até porque tirar o Rio Grande do Norte da crise em que ele se encontra exige o esforço de cooperação e de colaboração de todos. Por isso que vou dialogar com os empresários, com os trabalhadores, vou dialogar com todos os setores da sociedade com a clareza de que nós estamos preparados para construir um novo Rio Grande do Norte com paz, com prosperidade, com emprego e com dignidade. É 13 domingo, sem medo de ser feliz. Fátima 13, Haddad presidente”.

Carlos Eduardo (PDT)

“A candidata, minha adversária, não representa nenhuma mudança, a não ser a continuidade do atual governo, ao qual ela foi aliada. E os outros aliados, que ela já loteou o governo, o ex-presidente (da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte) Ricardo Motta, também vítima da Operação Candeeiro e Dama de Espadas, e o atual presidente da Assembleia Legislativa, um tucano apoiando o PT. Daí você tira a incoerência e o novo que isso representa. Não tem nada de novo, é a velha política que nós temos que derrotar domingo nas eleições. Eu quero dizer aos norte-rio-grandenses: eu tenho 32 anos de vida pública e não tenho, não respondo a nenhum processo de improbidade administrativa, nem desvio de conduta. Quero lhe dizer, norte-rio-grandense, que, com a experiência que tenho de vida pública, de ter realizado, onde ocupei cargos públicos, como deputado, secretário e como prefeito, nós sempre tivemos o reconhecimento da eficiência, do espírito público, do idealismo de fazer para melhorar a qualidade de vida das pessoas. E é com essa experiência que nós queremos ganhar as eleições e governar o Rio Grande do Norte, em sintonia com esse novo Brasil que está nascendo domingo, encerrando um ponto final no ciclo PT no Brasil, com a candidatura de Jair Bolsonaro e aqui no Rio Grande do Norte com a nossa candidatura. É essa parceria, essa sintonia que vai fazer com que o Rio Grande do Norte, que vive a sua crise mais aguda econômica, social e política, vai ter as condições de ser resgatado novamente no caminho do progresso e do desenvolvimento. Conto com vocês no domingo. Vamos mudar. Mudança é 12 e 17, Rio Grande do Norte e Brasil.