TV União quer transmitir o Estadual

A saída dos canais interativos das plataformas de TV por assinatura causou um vácuo, que vem sendo difícil de ser preenchido pela Federação Norte-riograndense de Futebol (FNF), em relação a conseguir mais visibilidade para o Campeonato Potiguar de 2919. Mas a TV União, a pioneira no televisionamento do futebol potiguar, apresentou uma proposta que pode viabilizar as transmissões do Estadual a partir da próxima temporada. O superintendente da empresa Manoel Ramalho, disse que se trata de uma fórmula onde o único risco dos clubes será ganhar dinheiro.

Manoel Ramalho acredita que será difícil vencer a barreira dos patrocínios e propõe novo modelo

Manoel Ramalho acredita que será difícil vencer a barreira dos patrocínios e propõe novo modelo

A fórmula é uma ideia antiga do empresário, que só agora, com a saída dos canais Esporte Interativo, poderá ser colocada em prática no RN. Será a transmissão da competição via pay per-view, onde o assinante da Cabo TV terá acesso às transmissões de pelo menos 28 partidas do certame do ano que vem.

“Essa proposta eu queria implantar já em 2013, quando surgiu a proposta da TV Interativo para transmissão do nosso campeonato. Naquela época eu já sofria com o problema da falta de patrocínio, tendência que só veio a se confirmar nos dias atuais e nós temos de buscar outros meios de financiar os nossos clubes e as transmissões dos jogos. Nada melhor do que fazer isso com o torcedor, que comprando o pacote, além de poder acompanhar o Estadual de onde ele estiver, vai estar ajudando o seu clube de forma direta”, enfatizou Manoel Ramalho.

A intenção do projeto é viabilizar o futebol local a médio e longo prazos, convencendo cada vez mais torcedores a participarem desse pacote. O empresário do ramo de comunicação, alertou que não está chegando com a promessa de dar aos clubes nenhuma “galinha dos ovos de ouro”, está somente oferecendo meios para que eles possam fazer renda com uma série de situações ligadas a uma partida de futebol.

“Além da porcentagem na venda de cada pacote aos assinantes, dinheiro que será remetido mensalmente ao caixa da FNF ou dos clubes, coisa que não ocorria em relação ao Esporte Interativo, que pagava apenas um valor que na realidade não dava para cobrir os gastos dos clubes no início da temporada, os dirigentes dos participantes da competição e a FNF terão a oportunidade de fazer dinheiro vendendo a publicidade estática no campo, vendendo espaço de patrocínio nos uniformes, bem como as placas de patrocínio nos estádios. Esse dinheiro será todo deles. A TV não terá direito a nada disso”, assegurou Manoel Ramalho.

Neste caso, tanto os clubes de Natal quanto do interior poderão estabelecer o preço que bem entenderem para venda desses espaços, facilitando a negociação até de apoio. O dinheiro investido pelo colaborador deixará de ser encarado como um auxílio e vai se transformar num negócio, uma vez que o clube poderá dar algo em troca ao parceiro.

Sócio-torcedor
As vantagens não param por aí, em outra modalidade de negócios, a TV União irá disponibilizar sua plataforma de internet para ajudar a alavancar o projeto de sócio-torcedor dos clubes. A ideia é estabelecer uma modalidade de sócio, onde o torcedor que adquirir aquele tipo de título de sócio específico, terá direito a assistir pelo sinal de internet a todos os jogos que o seu clube fizer no campeonato estadual no interior do estado.

“No primeiro momento essa modalidade deve atingir apenas ABC e América que possuem o projeto de sócio-torcedor já estabilizado. Se o título de sócio garante aquele torcedor acompanhar os jogos no qual os seus clubes são os mandantes, agora eles terão a oportunidade de ver os jogos do seu clube no interior sem sair de casa. Podendo ver onde estiver, através do aplicativo União Play no celular”, informou representante da TV União.

Transmissão
Manoel Ramalho disse ainda que todo o custo operacional referente às transmissões dos jogos serão de responsabilidade da TV União, que ao longo dos anos vinha se preparando e inovando o ramo de tecnologia com intuito de oferecer mais qualidade ao assinantes.

“Nós montamos um carro de transmissão que não deixa nada a dever aos utilizados pelas grandes emissoras e era a equipe da TV União, quem trabalhava na produção e transmissão da maioria dos jogos realizados no RN para Esporte Interativo. Então a qualidade será a mesma. Além disso abrimos a plataforma de internet que permitirá ao torcedor potiguar assistir aos jogos de qualquer parte do planeta. Para isso basta ter um pacote de internet de apenas um giga, que já será suficiente para rodar a transmissão do sinal”, ressaltou.

O empresário disse que a plataforma além do celular pode ser acessada por computadores, tablets e também pelas Smart TVs.

Ainda falando no campo de vantagem para os sócios-torcedores, além de abrir os canais dos jogos dos clubes no interior, o proprietário dessa nova modalidade de título terá ainda o direito a acessar a programação do Oldflix, outra plataforma pertencente ao grupo da TV União de Natal, voltada para programas, filmes e séries que fizeram sucesso nas décadas passadas. Conferindo assim mais um atrativo para o projeto dos clubes.

Sinal fechado
Outro ponto importante levantado por Manoel Ramalho é que a TV só irá abrir para Natal o sinal dos jogos realizados no interior do RN. As partidas realizadas na capital potiguar serão transmitidas através do serviço de pay per-view, situação que visa não prejudicar a arrecadação dos clubes nos estádios, problema que nos últimos anos vem se transformando num grande tormento para os dirigentes do nosso estado.

“Nós iremos voltar com aquele modelo de transmissão de antes. Para a praça de Natal iremos transmitir apenas os jogos realizados no interior. Queremos ser parceiro dos nossos clubes, nossa intenção é agregar, não atrapalhar em nada. Tanto que mesmo aqueles que adquirirem o pacote de pay per-view, estarão dando sua parcela de contribuição ao clube que, como eu disse, terá um percentual em cima disso. Nosso objetivo é ver as partidas com arquibancadas lotadas tanto em Natal como no interior”, afirmou Manoel Ramalho.

O superintendente da TV União destacou que pretende fazer tudo às claras, que é para ninguém imaginar que possa estar sendo enganado. Por isso ele destaca que o projeto, na verdade, é uma parceria entre a TV, clubes, FNF e os torcedores.

“Aquele que assinar o nosso serviço, não ficará preso por contrato exigindo que o tempo mínimo de rescisão seja de um ano. Nada disso, nessa modalidade o interessado vai ter liberdade para encerrar a assinatura quando achar que deve fazer isso. O jogo aqui será limpo por que se trata de uma parceria para reerguer o futebol potiguar. Minha intenção não é ficar rico, é apenas poder oferecer um bom produto, ajudar a fortalecer os nossos clubes e conseguir meios para cobrir os nossos gastos com as transmissões. Isso ocorrendo, para nossa empresa já estará de bom tamanho”, disse Manoel Ramalho.

Horários
Outro ponto considerado crucial no projeto, vai ser que a televisão não irá usar o futebol para cobrir os buracos de sua grade de programação, obrigando a Federação de Futebol, por força de contrato, a realizar jogos dentro de horários considerados inabituais para o campeonato local.

“Deixo já o compromisso de respeitar todos os horários dos jogos. Estes  serão definidos na tabela do Campeonato Potiguar. A TV União não irá pedir para modificar o horário de nenhuma partida. O respeito às tradições do nosso campeonato é uma marca que irá continuar sendo respeitada. E posso garantir que as nossas transmissões serão da mesma qualidade que das grandes emissoras”, finalizou Manoel Ramalho, que também promete mais algumas novidades na grade da TV União, no sentido de fortalecer o laço da emissora com o público de esporte.