Parnamirim: UBS de Liberdade oferta serviços de qualidade e marcação descentralizada

A Unidade Básica de Saúde (UBS) de Liberdade, está ofertando desde o mês de agosto o serviço de marcação descentralizada. A partir de então, os atendimentos em especialidades já podem ser marcados na própria UBS, tornando mais fácil o acesso dos pacientes aos serviços oferecidos.  

A equipe da UBS Liberdade é composta por médica, enfermeira, técnico em enfermagem, dentista, técnico em saúde bucal e agentes de saúde. A estrutura da Unidade de Saúde é padrão, e conta com recepcionista, auxiliar de serviços gerais e profissionais da direção. Além disso, a UBS possui consultório médico, odontológico, farmácia e sala de vacina.  

Atualmente, 90% das consultas são marcadas diretamente na unidade. Desde a data de descentralização até este mês de dezembro, a UBS realizou 1.144 marcações. Apenas atendimentos em casos específicos são encaminhados, através da Central de Regulação, para o Hospital da Liga Contra o Câncer, Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) e demais clínicas conveniadas com o estado. Entre os serviços mais procurados estão os atendimentos em cardiologia, ortopedia, neuroendocrinologia, mastologia, neuropediatria e atendimento ginecológico. O processo de atendimento com médica, enfermeira e técnico de enfermagem e odontológico acontece diariamente. O paciente passa pela triagem e eventualmente é atendido no serviço do qual necessita. A UBS realiza ainda a aplicação de vacinas e injeções, curativos e oferta ainda o atendimento domiciliar.  

De acordo com o diretor da UBS Liberdade, João Maria, a Unidade atende diariamente 55 pacientes entre consultas médicas e odontológicas. Entre o público mais assíduo está o feminino e as crianças. “Nós observamos que chegam até aqui as crianças recém-nascidas até os 6 anos, pois as mães tem esse cuidado e realizam o acompanhamento. Temos a faixa etária entre 20 e 40 anos, majoritariamente mulheres e os idosos que possuem essa rotina, trazem os filhos e os netos e aproveitam para se consultar, já os homens ainda não são assíduos, infelizmente”, disse.  

Para Livia Maria do Nascimento, paciente da UBS, o atendimento é satisfatório. “O atendimento na aqui é ótimo, sou muito bem tratada por toda a equipe. Sempre venho para buscar medicamentos para os meus pais e para mim, quando precisei, nunca faltou. Muitos lugares não atendem da forma que somos atendidos aqui. Estou muito satisfeita”, afirmou. 

Além dos atendimentos médicos, a UBS conta com o apoio do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), o qual realiza em todas as quintas-feiras um acompanhamento especializado com alguns grupos, como os de idosos e de mulheres. Além disso, a UBS Liberdade possui um serviço que acabou se tornando referência no município de Parnamirim, que é a linha de cuidado voltada aos pacientes com sobrepeso e que necessitam da cirurgia bariátrica. O NASF realiza o acompanhamento com o paciente através dos profissionais da psicologia, fisioterapia, assistência social, terapia ocupacional, farmacêutico e nutricionista.