Shows de forró e Festival de Quadrilhas Juninas serão transmitidos neste sábado em TV Aberta

f

Programação destaca shows de bandas de forró autoral responsáveis pelas trilhas das quadrilhas estilizadas e tradicionais

Divulgação

Para fechar os festejos juninos e julinos com chave de ouro, a 3ª edição do Festival de Quadrilhas Juninas exibirá, neste sábado (31), shows com seis bandas de forró autoral. A programação será recheada ainda com imagens das melhores quadrilhas juninas de 2019, último evento realizado antes da pandemia. A transmissão começa a partir das 13h na TV Ponta Negra, na Band Natal e nas TVs Universitária, Câmara e Assembleia.

A apresentação ao vivo das bandas foi gravada no último 26 de junho no Complexo Arena das Dunas, em um grandioso palco montado para receber este que é dos eventos mais aguardados do ano para diversas comunidades e pelo público. O repertório foi preparado durante um ano inteiro para embalar temas das três melhores quadrilhas juninas nos estilos Tradicional e Estilizado de 2019, como uma espécie de samba enredo de um verdadeiro espetáculo de cultura matuta.

“O Festival carrega não só a tradição do nosso folclore, mas também o envolvimento de milhares de pessoas das mais variadas regiões de Natal e do Estado. São 40 quadrilhas em disputa, cada uma com cerca de 120 participantes. Então é um evento cultural, mas também de cunho social enorme, que movimenta toda uma cadeia produtiva responsável por esse Festival tão aguardado e prestigiado”, comenta o secretário de Cultura de Natal, Dácio Galvão.

O produtor do evento, Fernando Rocha, lamenta a impossibilidade da realização com presença de público nos últimos dois anos, mas garante grandes shows na apresentação deste sábado. “São bandas super talentosas, com repertório próprio e que preparam uma canção durante todo um ano para esse festival. O telespectador verá uma grande produção, claro, com a cereja do bolo que são as imagens da performance cheia de cores e ritmos das próprias quadrilhas”, ressalta.

Na categoria Tradicional, se apresentam a Banda Mandacaru (da quadrilha Junina Sertão, terceira colocada, oriunda do município de Barcelona); a Banda Sensação (da vice-campeã Zé Matuto, do bairro Pajuçara, em Natal); e por último, a Banda Bate Coração (da quadrilha junina campeã, Coração Matuto, do bairro de Mãe Luíza, em Natal).

Na categoria Estilizada, a Banda Potência dá o tom para a quadrilha Matutina Potiguar, do município de Santo Antônio. Do conjunto Parque dos Coqueiros, Zona Norte de Natal, vem a segunda colocada, a quadrilha Junina São João, embalada pela Banda Regional Resenha. E para fechar a programação, a Banda Regional Incendeia, da campeã, Luma da Fogueira, de Mossoró.

O Festival de Quadrilhas Juninas 2021 é uma realização da Agência Sai Natal Cultural, patrocinado pela Unimed Natal e Arena das Dunas, por meio do programa municipal Djalma Maranhão de incentivo à cultura, da Prefeitura de Natal.