4 de agosto de 2021

Coluna Versátil News

Fecomércio: Restaurante Navarro lança almoço especial para Dia dos Pais

O Restaurante Navarro, do Hotel-Escola Senac Barreira Roxa, preparou um buffet especial para comemorar o Dia dos Pais, no próximo domingo (08).

Famoso por oferecer o melhor da culinária regional com o toque refinado da cozinha contemporânea, o Navarro mantém o perfil para o dia especial e irá oferecer o serviço self service, com mix de saladas, acompanhamentos, proteínas e sobremesas, ao custo de R$ 100,00, por pessoa.

Para comemorar a data em grande estilo, os clientes terão a oportunidade de desfrutar a melhor experiência gastronômica da cidade, com vista para o mar da Via Costeira, onde o restaurante está localizado, e o atendimento de excelência que é referência dos profissionais do Navarro, em grande parte formados no Hotel-Escola do Senac RN.

Reservas poderão ser feitas no telefone (84) 4005-1600 e WhatsApp (84) 99976-0008. O restaurante funcionará das 12h às 16h.

Confira o buffet completo:

Saladas

Caesar, Iogurte com presunto cru, Carpaccio, Palmito, Ervilha, Milho, Alho confit, Cebola confit, Parmesão e Azeitona marinada.

Acompanhamentos

Risoto de cogumelos, Gnocchi alla rabiata, Purê de batata, Mil folhas de macaxeira, Quiche de queijo de cabra e tomate cereja, Arroz, Vegetais assados e Ravioli de cordeiro.

Proteínas

Picanha Roti, Camarão com vinho branco e especiarias e Filé de peixe em crosta de ervas

Sobremesas

Choux com chocolate amargo e caramelo salgado e Torta de tangerina com manjericão

Serviço:

Almoço Especial Dia dos Pais no Restaurante Navarro

Local: Hotel-Escola Senac Barreira Roxa – Via Costeira, Natal – RN

Data: 08 de agosto
Horários de funcionamento: 12h às 16h

Valor: R$ 100,00 por pessoa mais o acréscimo de 10% da taxa de serviço. (valor não inclui bebidas)

Reservas: (84) 4005-1600 e WhatsApp (84) 99976-0008.

Coluna Versátil News

Comissão de Finanças aprova convocação do secretário de Cultura de Natal

A Comissão de Finanças, Orçamento, Controle e Fiscalização da Câmara Municipal de Natal aprovou na manhã desta quarta-feira (04) a convocação para que o secretário de Cultura de Natal, Dácio Galvão, compareça ao Legislativo municipal para detalhar suas ações à frente da pasta. O requerimento, aprovado por unanimidade, é de autoria do presidente da comissão, vereador Raniere Barbosa (Avante), que junto aos vereadores Robson Carvalho (PDT), Anderson Lopes (Solidariedade) e Nivaldo Bacurau (PSB) formou o quórum da reunião. 

“Em abril deste ano, recebemos encaminhamentos de entidades culturais questionando a aplicação e os critérios da aplicação dos recursos da Cultura. Solicitamos respostas e não recebemos retorno. Portanto, amparados pela Lei Orgânica do Município e pelo Regimento Interno, decidimos realizar a convocação para que o secretário Dácio Galvão explique, inclusive com documentos, o direcionamento das receitas para eventos como o Carnaval Virtual”, pontuou Raniere. 

Na sequência, o colegiado aprovou pareceres de 17 projetos de lei. Entre os destaques, um texto de autoria da vereadora Brisa Bracchi (PT) que dispõe sobre a vedação à veiculação de publicidade ou propaganda de caráter machista e/ou que objetifica as mulheres em outdoors, cartazes e letreiros na capital potiguar. Outra proposta que recebeu parecer favorável foi a do vereador Ériko Jácome (MDB) que institui o Projeto “Avenida do Lazer”, com o objetivo de promover a ampliação de espaço público destinado à prática de atividades esportivas, de lazer, cultura e entretenimento.

Os parlamentares também acataram a iniciativa da vereadora Nina Souza (PDT) que institui a Política Municipal pela Primeira Infância de Natal para definir princípios, diretrizes e competências para a formulação e implementação de políticas públicas, a fim de assegurar o atendimento dos direitos da criança na primeira infância, com vistas ao seu desenvolvimento integral, considerando-a como sujeito de direitos.

Destaque ainda para as proposições dos vereadores  Herberth Sena (PL), sobre a instituição do Centro de Acolhimento de Animais vítimas de violência doméstica e abandono, e Preto Aquino (PSD) que obriga os estabelecimentos públicos e privados a inserir nas placas de atendimento prioritário o símbolo internacional da surdez.  

Coluna Versátil News

Governo do RN: Idema finaliza mês de julho com mais de 350 emissões de licenças ambientais

Obras do Sistema de Esgotamento Sanitário de São Gonçalo do Amarante e o Sistema Complementar de Drenagem de águas pluviais do entorno do Gancho de Igapó estão entre os destaques das emissões.

No mês de julho, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema emitiu 356 licenças, a maior quantidade até o presente momento. O órgão estadual tem investido na eficiência técnica e em tecnologia para manter os resultados positivos. O licenciamento ambiental é um instrumento que concilia o desenvolvimento econômico no Rio Grande do Norte com a proteção do meio ambiente.

O diretor-geral do Idema, Leon Aguiar, destacou o esforço das equipes do órgão ambiental, “tivemos um mês muito produtivo, e o início de uma retomada gradual das atividades presenciais, ensejando adaptação das rotinas à ‘certa normalidade’. No mesmo período do ano passado, foram emitidas 301 licenças. Isso mostra que mesmo vivendo um momento delicado, devido à pandemia, nossas equipes demonstram empenho e comprometimento para o avanço do nosso Estado”, afirmou Leon Aguiar.

O sucesso das emissões e produtividade recorde para o ano de 2021, destaca também uma retomada da economia e dos serviços públicos. Entre os empreendimentos licenciados podemos destacar: o Sistema de Esgotamento Sanitário de São Gonçalo do Amarante, três obras a serem realizadas na Avenida Omar O’Grady e o Sistema Complementar de Drenagem de águas pluviais do entorno do Gancho de Igapó.

Outro destaque na geração de licenças foram empreendimentos e atividades econômicas nas áreas da Agricultura Irrigada, Carcinicultura, Energia Eólica, Linha de Surgência, Poço de Petróleo e /ou Gás Natural e Solar.

Obras Públicas

O Licenciamento do Sistema de Esgotamento Sanitário de São Gonçalo do Amarante é importante para a melhoria das condições sanitárias e ambientais do município, além da melhoria da qualidade de saúde da população. O documento foi emitido para a Prefeitura de São Gonçalo.  

De acordo com o supervisor do Núcleo de Análise de Obras Públicas do Idema, Aluízio Nunes, “foram apresentados estudos ambientais que visam propor medidas mitigadoras e programas para redução dos impactos ocasionados pela fase de implantação e operação do sistema na região”, esclareceu o supervisor.

O Governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do RN (DER), requisitou licenciamento para viabilização de três obras a serem realizadas, em Natal, na Zona Sul. Trata-se de obras na Avenida Omar O’Grady, popularmente conhecida por prolongamento da Av. Prudente de Morais. O empreendimento é objeto de Licença Simplificada Prévia que engloba: construção de um túnel no cruzamento entre a Av. Omar O’Grady e a Av. Tarcísio Maia (Av. da Integração), reabilitação do pavimento ao longo da Av. Omar O’Grady (entre a Av. da Integração e a Av. Xavantes), e implantação de um sistema de drenagem na Av. Omar O’Grady (entre a Rua Rio Jordão e a BR – 101). 

A obra da construção do túnel consiste na eliminação de pontos críticos no trecho do cruzamento da Av. Prudente de Morais com a Av. Gov. Tarcísio Maia (Av. da Integração), de modo a proporcionar uma melhoria no fluxo de carro, eliminando o congestionamento presente nesta avenida, principalmente nos horários de pico de veículos.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) teve a licença concedida para executar a obra de saneamento básico entorno do Gancho de Igapó, na Zona Norte de Natal. “Corresponde a Implantação de um Sistema Complementar de Drenagem de Águas Pluviais. O empreendimento é de suma importância para os municípios de São Gonçalo do Amarante e Natal, já que implicará na diminuição do caos de enchentes presentes nos bairros próximos ao Gancho”, destacou o supervisor do Núcleo de Análise de Obras Públicas do Idema, Aluízio Nunes.

Canais de Atendimento

Visando dar agilidade e desburocratizar a última etapa do licenciamento ambiental para os empreendimentos, o Idema emite a Licença Ambiental por via eletrônica. O empreendedor tem três opções para a emissão do documento. O órgão disponibiliza as licenças, através dos Sistemas SISLIA, Comunic@ e Cerberus, plataformas online já utilizadas na abertura e acompanhamento dos processos. As ferramentas estão disponíveis no site institucional, idema.rn.gov.br

Coluna Versátil News

Fies: pré-selecionados têm até sexta-feira para complementar inscrição

Fundo de Financiamento Estudantil,Fies

Começa hoje (4) e vai até sexta-feira (6) o prazo para que os pré-selecionados para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) complementem sua inscrição neste que é o certame relativo ao segundo semestre de 2021.

A relação dos candidatos pré-selecionados foi divulgada ontem (3), em chamada única. O resultado está disponível na página do Fies.

A seleção assegura apenas a expectativa de direito à vaga, já a contratação do financiamento está sujeita às demais regras e procedimentos de formalização do contrato.

Os estudantes não pré-selecionados foram automaticamente incluídos em lista de espera, observada classificação. Considerando que não existe novo ranqueamento, após a publicação do resultado da chamada única, os participantes da lista de espera deverão, obrigatoriamente, acompanhar sua eventual pré-seleção.

Nesse caso, os candidatos deverão complementar sua inscrição no prazo de três dias úteis, contados do dia subsequente ao da divulgação de sua pré-seleção no sistema. O prazo final para a lista de espera é 31 de agosto.

Em 2021, o Fies tem a oferta total de 93 mil vagas. Nesta seleção do segundo semestre, estão disponíveis 69 mil vagas distribuídas em 23.320 cursos de 1.324 instituições privadas de ensino superior. Caso hajam vagas remanescentes, não ocupadas na chamada única, o MEC poderá fazer nova seleção.

Para ter acesso ao fundo, é necessário ter renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos e ter participado de uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir de 2010, obtendo no mínimo 450 pontos na média das cinco provas do exame e não ter zerado a prova de redação.

O Fies é o programa do governo federal que tem o objetivo de facilitar o acesso ao crédito para financiamento de cursos de ensino superior oferecidos por instituições privadas aderentes ao programa. Criado em 1999, ele é ofertado em duas modalidades desde 2018, por meio do Fies e do Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies).

O primeiro é operado pelo governo federal, sem incidência de juros, para estudantes que têm renda familiar de até três salários-mínimos por pessoa; o percentual máximo do valor do curso financiado é definido de acordo com a renda familiar e os encargos educacionais cobrados pelas instituições de ensino. Já o P-Fies tem regras específicas, sem seleção, e funciona com recursos dos fundos constitucionais e dos bancos privados participantes, o que implica cobrança de juros.

fonte: agência Brasil

Coluna Versátil News

Isolda Dantas comemora lançamento do programa Nova Escola Potiguar

Divulgação

A deputada estadual Isolda Dantas (PT) registrou sua participação no lançamento do programa Nova Escola Potiguar, do Governo do Estado, na sexta-feira passada (30). Em pronunciamento na manhã desta quarta-feira (4), a parlamentar comemorou o novo programa de educação pública que terá, de acordo com o anunciado, investimento de R$ 400 milhões, com recursos do antigo fundo da educação (Fundef) e do governo estadual.

“Quero ressaltar minha alegria e emoção quando acompanhei o lançamento da Nova Escola Potiguar como presidente da Comissão de Educação e representante desta Casa. Sei o quanto uma escola é importante, responsável por transformar a vida das pessoas, transformou a minha e tem transformado a vida de muitos. Por isso a minha alegria de acompanhar o maior investimento que o RN já teve para a educação”, disse.

O programa cria os Institutos Estaduais de Educação Profissional do Rio Grande do Norte, no mesmo modelo dos Institutos Federais, e prevê a construção de 12 unidades em todas as regiões do Estado. Uma das unidades vai ficar em Mossoró, graças ao esforço da deputada. Além disso, outras 10 escolas-padrão serão construídas, 60 escolas serão reformadas e outras 100, recuperadas.

“Quero agradecer a professora Fátima pela destinação do instituto para a cidade de Mossoró. Todos são muito bem-vindos, mas Mossoró é uma cidade que tem relevância muito grande para o desenvolvimento do RN. Quem investe em educação está pensando no hoje no amanhã”, disse.

Rolar para cima