13 de agosto de 2021

Coluna Versátil News

Fecomércio: Hotelaria do RN registra média de 52% de ocupação em julho

“A hotelaria do RN começa a registrar uma lenta recuperação, impulsionada pelo turismo regional, ou seja, aquele de final de semana. Os municípios de apelo lazer contaram com uma ocupação mais instável neste mês. Já os hotéis com apelo corporativo ainda não apresentaram uma recuperação, devido às restrições ainda em vigor devido à pandemia, ocasionando a falta de eventos e fluxo corporativo. Esperamos que com o avanço da vacinação e a queda no número de internações, em breve estaremos aumentando esses números”, destacou Abdon Gosson, presidente da ABIH-RN.

Comparado com o mesmo período de 2020, onde 80% dos hotéis estavam fechados por causa do agravamento da pandemia, esses são números consideravelmente satisfatórios na situação de retomada e que indica uma boa recuperação do turismo potiguar. Principalmente para a perspectiva de final de ano, onde se espera que boa parte da população já esteja vacinada e a malha aérea nacional já esteja operando em maior área a nível nacional.

Coluna Versátil News

Comissão propõe punição por preços abusivos durante calamidade pública

Divulgação

Em reunião nesta quinta-feira (12), a Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara Municipal de Natal apreciou, votou e designou para relatoria projetos de lei. Ao todo, quatro matérias receberam parecer favorável do colegiado. Estiveram presentes no encontro, as vereadoras Camila Araújo (PSD), presidente da Comissão, e Margarete Régia (PROS) e os vereadores Kleber Fernandes (PSDB), Eribaldo Medeiros (PSB) e Chagas Catarino (PSDB).

Destaque para um texto de autoria do vereador Felipe Alves (PDT) que dispõe sobre a aplicação de sanções aos estabelecimentos comerciais do município do Natal, por aumento abusivo dos preços dos produtos durante período de calamidade pública. 

O vereador Eribaldo Medeiros, relator da proposta, explicou que a comprovação da majoração abusiva poderá ser feita por quaisquer meios que estabeleçam discrepância significativa entre os preços passados e atuais. “Além de impedir a alteração exorbitante dos preços, fixa punições para o infrator que tentar se aproveitar da situação de fragilidade do consumidor e calamidade instalada”, observou.

Também foram acatados os seguintes projetos: PL 194/2020, apresentado pela então vereadora Júlia Arruda e subscrito pelo vereador Pedro Gorki (PCdoB), sobre a obrigatoriedade de oferta de álcool em gel no interior dos transportes coletivos; PL 208/2020, de autoria da vereadora Divaneide Basílio (PT), que institui o Selo Natal Território Livre da LGBTQI+fobia e o PL 224/2020, do vereador Preto Aquino (PSD), que obriga órgãos públicos e estabelecimentos comerciais a usarem tapetes higienizadores.

Após a votação das propostas, o grupo temático recebeu representantes da ARSBAN – Agência Reguladora de Saneamento Básico de Natal, que negaram a possibilidade de reajuste de 71% na tarifa dos serviços de água e esgotos proposta pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). 
“Observamos as informações repassadas pela Caern e verificamos inconsistências. A partir dos estudos, chegamos à conclusão que os 71% de aumento não tinham fundamento, sendo estabelecido apenas 1,22% de reajuste”, afirmou Pedro Junior analista de regulação da ARSBAN. 

A presidente da Comissão, vereadora Camila Araújo, falou sobre a importância dos esclarecimentos prestados pela equipe técnica da ARSBAN. “Felizmente, o aumento exorbitante que estava sendo proposto não acontecerá. As informações fornecidas pelos técnicos trazem tranquilidade para a população”, concluiu.

Coluna Versátil News

Governo do RN: Sethas-RN oferece hoje 24 vagas de emprego

Para concorrer às vagas, o(a) candidato(a) deve se cadastrar via Internet no Portal Emprega Brasil do Ministério do Trabalho e Emprego, através do endereço empregabrasil.mte.gov.br ou nos aplicativos Sine Fácil e Carteira de Trabalho Digital, disponíveis para Android e IOS. Todas as oportunidades estão sujeitas a alteração. Para saber em tempo real qual ocupação está de acordo com seu perfil profissional é necessário o empregabrasil.mte.gov.br com o seu login (PIS) e senha ou através do celular no aplicativo SINE Fácil. Quer tirar alguma dúvida ou agendar um atendimento? Ligue: (84) 3190-0783, 3190-0788. O atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 12h. Siga o Sine-RN no Instagram: @sine.rn NATAL e REGIÃO METROPOLITANA – (20 Vagas Permanentes)OCUPAÇÃO QUANT. DE VAGASALMOXARIFE 2AUXILIAR ADMINISTRATIVO 1CILINDREIRO DE PREPARAÇÃO DE MASSA ALIMENTÍCIA 2COSTUREIRA DE MÁQUINA RETA 2DESENHISTA INDUSTRIAL GRÁFICO (DESIGNER GRÁFICO) 1INSTALADOR DE SOM E ACESSÓRIOS DE VEÍCULOS 1MANICURE 3MECÂNICO DE MANUTENÇÃO DE ÔNIBUS 1MECÂNICO DE REFRIGERAÇÃO 4SERIGRAFISTA 1Total 20 NATAL e REGIÃO METROPOLITANA – (01 Vaga PCD – Pessoas com Deficiência)OCUPAÇÃO QUANT. DE VAGASAUXILIAR ADMINISTRATIVO 1Total 1 MOSSORÓ e REGIÃO – (03 Vagas)OCUPAÇÃO QUANT. DE VAGASESTETICISTA 2GERENTE COMERCIAL 1Total 3 Total geral: 24 vagas

Coluna Versátil News

Chocomoça e Ganache de Limão são os Bolos do Mês da Sodiê Doces

Divulgação

Os dois sabores ganham desconto até o fim deste mês.

Os Bolos do Mês de agosto da Sodiê Doces agradam a todos os paladares, desde os apaixonados por chocolate até aqueles que preferem um sabor mais cítrico. Chocomoça#98 e Ganache de Limão#56 são os bolos que têm preços especiais até o dia 31 de agosto, nas mais de 330 lojas da marca no Brasil.

Para os amantes de chocolate e de leite condensado, o Chocomoça#98 é a combinação perfeita: bolo de chocolate com recheios de Leite Moça, Leite Moça de chocolate e mousse de chocolate. Na cobertura tem mousse de chocolate, Leite Moça e Leite Moça de chocolate com as raspas de chocolate ao leite e branco finalizam o bolo.

Já o Ganache de Limão#56 é a opção mais leve e cítrica do mês. É um bolo de massa branca, com recheios de creme gelado e ganache de limão. Possui cobertura de marshmallow com raspas de limão, e cerejas decorativas.

Além dos dois sabores da promoção Bolo do Mês, a maior franquia de bolos do país tem mais de 100 variedades de sabores de bolos de massa branca ou de chocolate, com recheios diversos que incluem morango, limão, coco, nozes, abacaxi, damasco, chocolate branco, chocolate ao leite, leite em pó, brigadeiro, doce de leite, leite condensado, entre outros.

Nas lojas Sodiê Doces há um cardápio com cerca de 50 sabores de salgados, da marca Sodiê Salgados, feitos com receitas próprias e exclusivas, com diversos recheios para consumo imediato no formato tradicional e na versão mini, que o cliente pode comprar congelado ou levar quente para casa.

Em Natal, a Sodiê fica na Av. Prudente de Moraes, 1869, Barro Vermelho. A loja funciona de segunda a sábado, das 10h às 19h, e aos domingos e feriados, das 11h às 17h.

Os pedidos também podem ser feitos diretamente no aplicativo Sodiê Doces Oficial, disponível nos dispositivos IOS e Android, na loja e retirados ou entregues via delivery e/ou iFood. Mais informações: (84) 3346-0020.

Coluna Versátil News

Fecomércio: 33% dos consumidores adquiriram pela internet algum produto usado nos últimos 12 meses, aponta CNDL/SPC Brasil

O orçamento apertado das famílias e o desemprego em patamares elevados têm levado muitas pessoas a buscar alternativas na hora de fazer compras ou mesmo para fazer um dinheiro extra. Um levantamento realizado em todas as capitais pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com o Sebrae, revela que os produtos usados vêm ganhando espaço entre os consumidores online. De acordo com o levantamento, três em cada dez (33%) entrevistados adquiriram algum item de segunda-mão pela internet nos últimos 12 meses à pesquisa, um aumento de 4 pontos percentuais em comparação com 2019. O ranking dos objetos mais adquiridos é encabeçado por celulares ou smartphones (34%), eletrônicos (26%) e livros (26%). Em seguida, aparecem eletrodomésticos (25%) e roupas e sapatos (24%).

Dados da pesquisa também mostram uma parcela significativa de consumidores digitais que vem se desfazendo de objetos sem uso, principalmente para conseguir uma renda extra. O levantamento aponta que 33% dos entrevistados venderam itens pessoais em sites especializados ou redes sociais, como eletrodomésticos (31%), com aumento de 10 pontos percentuais em comparação com 2019; celulares e smartphones (29%); eletrônicos (28%); roupas e sapatos (22%); e móveis (17%).

Boa parte dos entrevistados (63%) afirmaram ainda que possuem itens sem uso em casa que poderiam ser vendidos, sendo que 80% têm interesse na venda destes itens, seja para comprar coisas que precisam (44%), guardar dinheiro (32%) ou pagar dívidas (27%).

Economizar é a principal razão para comprar produtos usados

A principal razão apontada pelos adeptos da compra de usados pela web é a financeira: 77% destacaram a economia de gastos nas transações. Já 33% demonstraram preocupação em consumir de forma sustentável e consciente, enquanto 28% revelaram passar por apertos no orçamento, o que justifica a prática como forma de adquirir produtos a preços acessíveis. Os locais de compras mais citados foram sites especializados (75%), comunidades na internet ou redes sociais (47%) e aplicativos (21%).

“O comércio de usados vem ganhando cada vez mais espaço. Diante do cenário econômico atual, a venda de produtos de segunda mão tem sido a chance para muitas pessoas de adquirir itens a preços acessíveis e lucrar com objetos que estariam parados ou ocupando espaço em garagens e armários”, destaca o presidente da CNDL, José César da Costa.

6 em cada 10 consumidores pesquisam usados antes de adquirir produtos novos

O crescimento do mercado de produtos usados tem impactado também na jornada de compra dos clientes. De acordo com a pesquisa, 62% dos consumidores online costumam verificar a possibilidade de comprar um produto usado antes de um novo, especialmente quando se trata de celulares/smartphones (20%), carro/moto (19%), livros (17%) e eletrodomésticos (17%).

A segurança também é um item fundamental para os consumidores: 100% dos entrevistados afirmaram que tomam algum tipo de cuidado no processo de compra, sobretudo procurando lojas e sites confiáveis (45%); verificando as recomendações dos consumidores (42%); se os preços estão dentro do valor de mercado (42%); e pedindo garantias (39%).

“As plataformas online de compra e venda têm investido em segurança e agilidade para que o consumidor se sinta cada vez mais tranquilo para este tipo de comércio. É importante que o comprador fique atento para não cair em fraudes, preferindo fazer as negociações por meio das plataformas e desconfiando de ofertas muito abaixo do preço de mercado”, afirma Costa.

Mais da metade dos consumidores  que fizeram compras de produtos usados (54%) afirmou que recebeu o produto da última compra em casa ou local combinado, enquanto 43% retiraram pessoalmente no local acordado. 96% tiveram as expectativas atendidas com a última compra de produtos usados pela internet, sendo que 73% avaliaram que o produto estava de acordo com o que foi anunciado e 22% que o produto estava em bom estado.

Rolar para cima