O presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, foi homenageado nesta sexta-feira (13), no Fórum Lide do Varejo e Marketing do Rio Grande do Norte, como Líder Empresarial de 2021. O evento ocorreu no Centro de Eventos João Dinarte Patriota do Hotel Escola Senac Barreira Roxa.
“Quero agradecer por esse reconhecimento do Fórum Lide, formado por empreendedores potiguares. Tudo que temos feito é fruto do trabalho de uma equipe de todo o Sistema Fecomércio que é comprometida em trabalhar na defesa do empreendedor e do trabalhador do comércio, das empresas de serviço e turismo, pilares da economia estadual”, afirmou o homenageado.
O diretor do Lide RN, o jornalista Jean Valério, ressaltou o trabalho desenvolvido pelo presidente Marcelo Queiroz e elogiou a capacidade de articulação do dirigente, principalmente nesses meses de pandemia.
“Mesmo com toda pressão, na hora de cobrar, conseguiu encontrar os melhores caminhos, enaltecendo o diálogo. Na condução da Fecomércio, do Sesc e Senac investiu em inovação no trabalho do Sistema Fecomércio, o que vemos nessa instalação, que forma a força de trabalho para o turismo”, detalhou.
A programação do Fórum Lide contou com palestra dos empresários Glauber Gentil, CEO da Gentil Negócios, e Daniel Gentil, head de Inovações e Gestor Comercial da Gentil Negócios. Eles falaram ao público presente sobre a estratégia de digitalização para impulsionar as vendas no período pandêmico nas 100 lojas administradas pela empresa.
Daniel apresentou a plataforma IWW, um aplicativo de gestão de vendas inédito, criada pelo grupo.
Outro tema apresentado foi sobre o mercado da mídia. O diretor de Rede da InterTV Cabugi, Dirceu Simabucuru, e o diretor comercial, Thiago Lajus, comentaram sobre as pesquisas IBOPE e as tendências do mercado, com a presença maciça no digital.
Na manhã desta quinta-feira (12), a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, esteve em Natal para participar do lançamento da campanha “Agosto Lilás”, movimento de enfrentamento à violência doméstica instituído em todo o país. A Câmara Municipal de Natal foi representada no evento pela vereadora Nina Souza (PDT).
“Trata-se de uma iniciativa muito importante que precisa ser ampliada e disseminada em todo Brasil”, defendeu Nina Souza, que completou: “Todos os setores da sociedade precisam trabalhar juntos para combater essa chaga social que é a violência contra a população feminina”.
O Agosto Lilás agora é um movimento nacional, instituído a partir de uma lei proposta pela deputada federal Carla Dickson (PROS). A parlamentar acompanhou a ministra Damares Alves na solenidade. Durante o encontro, foi lançada a Cartilha Maria da Penha e anunciada a destinação de uma emenda no valor de R$ 500 mil para o funcionamento e ampliação da Patrulha Maria da Penha. “O Governo Federal está trabalhando com afinco no fortalecimento da rede de proteção voltada para as mulheres no país”, afirmou a ministra Damares Alves.
Natal é uma das capitais do nordeste que mais avançam a vacinação contra Covid-19
Em Natal público apto à primeira dose está 21 anosFoto: Renne Carvalho/Secom
Natal, Maceió e São Luís são as cidades do nordeste que lideram o ranking das capitais da região que mais avançam na campanha de imunização contra Cocid-19.
Natal está vacinando jovens na faixa etária de 21 anos e Maceió inicia neste sábado a vacinação para pessoas com 20 anos e São Luís entrou na faixa etária dos 18 anos.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Natal, se o Ministério da Saúde enviar um bom quantitativo de doses é possível que já na próxima semana Natal consiga vacinar os jovens com 18 anos.
“Chegando doses a gente vacina. A estrutura está montada, a vacinação acontece de forma rápida e eficaz, uma vez que o tempo de espera na fila é curto, sendo necessário apenas a apresentação de um documento com foto, comprovante de residência e cartão de vacina”, afirma George Antunes, secretário de Saúde de Natal.
Para o secretário, o balanço e a adesão da população de Natal tem sido muito boa. “ A população de Natal está de parabéns, está fazendo sua parte indo se vacinar, os reflexos da imunização são notórios com a diminuição de casos, internação e óbitos. É importante que todos completem seu ciclo vacinal e vão receber a segunda dose”.
A meta do Ministério da Saúde é que até o final de setembro todos os brasileiros com até 18 anos estejam vacinados com a primeira dose e até o final de dezembro toda a população com até 18 anos tenha recebido a D2.
Vacinação nas capitais do nordeste
São Luís – 18 anos Maceió – 21 anos / 20 anos a partir de 14.08 Natal – 21 anos Fortaleza – 22 anos Salvador – 23 anos Aracajú – 23 anos João Pessoa – 24 anos Teresina – 33 anos Recife – 34 anos
São cinco conteúdos digitais de curta duração, com certificado oficial da Hamburger University, que respondem aos temas que mais preocupam os jovens da América Latina e do Caribe, segundo estudo de opinião realizado em conjunto com a consultoria Trendsity
No levantamento, 61% dos jovens afirmaram que a formação é necessária para compensar a falta de experiência na busca pelo primeiro emprego formal
A Arcos Dorados, franquia que opera os restaurantes McDonald’s em 20 mercados da América Latina e Caribe, anuncia uma convocatória para que os jovens da região se capacitem em habilidades que poderão contribuir para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Comprometida em oferecer oportunidades de capacitação e emprego formal, a companhia abre as portas de sua universidade corporativa “Hamburger University” pela primeira vez em sua história aos não-funcionários e oferece, a partir de 12 de agosto, Dia Internacional da Juventude, cursos gratuitos em: Inteligência Emocional, Empreendedorismo, Finanças Pessoais, Atendimento ao Cliente e Saúde e Bem-estar.
Ao entrar na plataforma www.receitadofuturo.com.br, os interessados podem acessar os cinco conteúdos digitais de curta duração, que estarão disponíveis até 31 de dezembro deste ano. Cada módulo proporcionará aos participantes um certificado que legitima a formação recebida e que servirá para evidenciar suas aptidões na procura do primeiro emprego ou de uma nova oportunidade profissional. Os cursos são independentes, sem ordem específica ou quantidade limitada por pessoa.
A iniciativa surge como uma solução para uma das preocupações que os jovens da América Latina e do Caribe destacaram em um estudo de opinião realizado pela empresa em conjunto com a consultoria Trendsity. Nesta pesquisa, 61% dos respondentes consideram que a formação é necessária para fortalecer as suas competências e compensar a falta de experiência para conseguir o primeiro emprego formal ou a uma melhor oportunidade de trabalho. Dentre os temas que consideram importante aprofundar, destacam-se: Trabalho em equipe e liderança com 73%, seguido por Inovação e Empreendedorismo com 50%, Vendas e Atendimento ao Cliente com 44%, entre outros.
“O desemprego juvenil é um dos principais problemas da região e, na Arcos Dorados, como líderes do setor, temos a convicção de que é importante atuar para revertê-lo, gerando um impacto positivo nas comunidades onde operamos. Para isso, além de empregarmos milhares de jovens todos os anos, pensamos também naqueles que não fazem parte da nossa empresa. Temos o orgulho de poder compartilhar conteúdos que irão auxiliá-los em seu desenvolvimento. Somos uma empresa jovem, operada por jovens que diariamente se encarregam da satisfação das famílias que nos visitam e desfrutam da nossa comida”, comenta Woods Staton, Presidente Executivo do Conselho da Arcos Dorados.
Dentro dos pilares estratégicos da sua plataforma ESG chamada Receita do Futuro, a Arcos Dorados mantém um forte compromisso com a formação contínua dos seus colaboradores. Durante 2020 e, apesar do contexto da pandemia, a empresa não só manteve a sua estrutura de ensino, mas também destinou mais de 10 milhões de dólares para garantir a oferta de mais de 373 mil horas de formação aos funcionários e adaptação ao formato online, apresentando 380 novos cursos em temas operacionais, acadêmicos e de desenvolvimento pessoal.
Isso foi possível, por sua vez, graças ao trabalho conjunto com a Hamburger University, maior universidade corporativa e líder da região, conhecida por promover seus três pilares: liderança, atuação e cultura. No ano passado, mais de 8.000 líderes de restaurantes se graduaram em cursos curriculares básicos e mais de 71.000 jovens concluíram cursos de autoaprendizagem. Em constante evolução, a universidade ofereceu 18 de suas “HU Sessions”, das quais mais de 7.000 pessoas participaram durante o ano.
“O novo contexto representou desafios para todos nós e nos obrigou a mudar a forma como acessamos os conteúdos e quais experiências buscamos. Na Hamburger University, entendemos a complexidade que isso representa para os jovens da região e temos orgulho de fazer parte desta iniciativa. A educação é a nossa paixão e esperamos poder chegar ao maior número de jovens possível com esta ação”, comenta Josane Julião, Reitora da Hamburger University.
A opinião dos jovens Comprometida em oferecer oportunidades de trabalho formal para jovens da região, a Arcos Dorados realizou, em parceria com a Tendsity, uma pesquisa com pessoas de 16 a 24 anos para saber como estão enfrentando a pandemia e como acham que será o emprego no “novo normal”.
85% das pessoas entrevistadas confirmaram que a pandemia afetou negativamente as oportunidades de emprego, enquanto 74% fizeram a mesma declaração sobre o acesso a treinamento e educação. Ainda neste último ponto, 2 a cada 5 pessoas indicaram que desde o início da Covid-19 aprenderam menos do que aprendiam antes. Diante das perspectivas pouco animadoras apresentadas pelos jovens, a pesquisa também abordou sobre a possibilidade de empreender, obtendo resultados semelhantes aos tópicos anteriores: 57% indicaram que durante 2020 as possibilidades de abertura de negócios foram afetadas.
Entre as questões levantadas, encontra-se aquela que os convidava a ordenar, por importância, os temas que mais os preocupam para o futuro, com respostas surpreendentes: 66% dos jovens indicaram o emprego como necessidade prioritária, enquanto 51% declararam que a educação é uma das chaves para seu futuro.
Dados do Brasil Entre as principais descobertas do estudo com os jovens brasileiros, quase 8 a cada 10 mencionaram o impacto ao acesso e qualidade da educação: 32% tiveram adiamentos ou interrupções em seus estudos e, ao olhar para o futuro, esta geração demonstra um nível de otimismo de 48%, demonstrando necessidade de apoio e ferramentas que lhes permitam se sentir mais sólidos e empoderados para enfrentar a incerteza dos próximos anos.
Neste sentido, 45% dos jovens entrevistados mencionaram espontaneamente a educação e a capacitação como uma de suas principais necessidades, sendo que 8 a cada 10 mencionaram a importância de cursos que facilitem a obtenção de um primeiro emprego, enquanto 7 a cada 10 destacaram a necessidade de programas para complementar sua educação formal que estejam em linha com as exigências do mercado.
Oito a cada 10 participantes concordam que as empresas podem fazer a diferença na criação de um futuro melhor para os jovens brasileiros. Como dicas-chave para o desenho de um emprego ideal, sugerem que haja possibilidades de crescimento (42%), apoiadas pela oferta de capacitações, aprendizado e desenvolvimento (39%), juntamente com um equilíbrio com o momento e o estilo de vida dos jovens (37%).
Considerando os resultados apresentados e os temas eleitos como mais importantes para os jovens, a Arcos Dorados oferece seus conteúdos para continuar sendo um agente de mudança e parte ativa da solução para os problemas levantados, em apoio às comunidades onde opera.
Para saber mais sobre o estudo, visite www.receitadofuturo.com.br.
Sobre a Arcos Dorados A Arcos Dorados é a maior franquia independente do McDonald’s do mundo e a maior rede de serviço rápido de alimentação da América Latina e Caribe. A companhia conta com direitos exclusivos de possuir, operar e conceder franquias locais de restaurantes McDonald’s em 20 países e territórios dessas regiões. Atualmente, a rede possui mais de 2.200 restaurantes, entre unidades próprias e de seus subfranqueados, que juntos empregam mais de 100.000 funcionários (dados de 30/06/2021). A empresa também mantém um sólido compromisso com o desenvolvimento das comunidades nas quais está presente e com a geração de primeiro emprego formal para jovens, além de utilizar sua escala para impactar de maneira positiva o meio-ambiente. A Arcos Dorados está listada na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE: ARCO). Para saber mais sobre a Companhia por favor visite o nosso site: www.arcosdorados.com.
“Há Gosto no Samba” abre espaço para artistas locais e movimenta o cenário musical potiguar na capital e interior
A música será o destaque na programação artística do Sesc RN, entidade do Sistema Fecomércio, no mês de agosto com a temática “Há Gosto no Samba”. Projetos como o Letra e Música e o Terraço do Relógio serão retomados em Caicó e Natal, respectivamente, incentivando o cenário cultural e abrindo espaço aos artistas locais.
Nesta sexta-feira, 13, o canal do youtube do Sesc RN fará a transmissão ao vivo da primeira edição do ano do Letra e Música, direto do Sesc Caicó, a partir das 20 horas. A animação ficará por conta do artista Marcus Vinícius e grupo Morada de Samba. A ação se repete no dia 20 de agosto, apresentando Solange Silva, no mesmo canal e horário.
No dia 27 de agosto, o Há Gosto no Samba retomará um dos mais tradicionais projetos de Natal, o Espaço Cultural Terraço do Relógio, no Sesc Cidade Alta, a partir das 19 horas. Essa iniciativa terá como atração a Roda de Samba Ribeira Boêmia e participação especial de Sueldo Soares e Dodora Cardoso.
A programação acontecerá sob protocolos de biossegurança e em formato híbrido, ou seja, contará com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube do Sesc RN e público presente com vagas limitadas e mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível revertido para o Programa Mesa Brasil.
Serviço:
O que? Há Gosto no Samba do Sesc RN
Programação?
13/08 – Letra e Música – Sesc Caicó – Atração: Marcus Vinicius e Grupo Morada do Samba – Youtube do Sesc RN – 20 horas.
20/08 – Letra e Música – Sesc Caicó – Atração: Solange Silva – Youtube do Sesc RN – 20 horas.
27/08 – Espaço Cultural Terraço do Relógio – Sesc Cidade Alta – Atração: Roda de Samba Ribeira Boêmia com participação especial de Sueldo Soares e Dodora Cardoso – Facebook do Sesc RN e presencial com doação de 1 kg de alimento – 19 horas.