27 de agosto de 2021

Coluna Versátil News

Fecomércio: Ministro da Casa Civil destaca a importância da CNC para o País

O presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), José Roberto Tadros, recebeu nesta sexta-feira (27/8), na sede da entidade, no Rio de Janeiro, o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, e o deputado federal Dr. Luizinho (PP-RJ). O encontro, que contou com a participação de Antonio Florencio de Queiroz Junior, presidente da Fecomércio RJ, teve como objetivo ampliar o diálogo da CNC e do Sistema Comércio com a pasta, estratégica para o desenvolvimento do País.

“Tenho a satisfação de dizer que o ministro Ciro Nogueira é um empresário como nós e que a CNC é a casa do empresário. Foi uma ótima oportunidade para trocarmos ideias sobre o futuro do Brasil e do nosso Sistema de modo geral”, afirmou Tadros, lembrando que o setor representa 73,4% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.

Para Ciro Nogueira, a aproximação com a Confederação é fundamental em um período de retomada e crescimento econômico: “Estamos em um momento de otimismo e é fundamental fortalecermos entidades como a CNC, que tem prestado um relevante serviço por todo o País. Acompanho no meu estado, sei de relatos pelo Brasil afora, e podem ter certeza que se depender do Governo nós vamos, cada vez mais, fortalecer as nossas relações e o trabalho da Confederação”.

“Tenho a certeza de um futuro longevo e muito feliz para o Brasil com a participação do Sistema S e com a CNC, que é fundamental na formação de mão de obra e no apoio ao trabalhador brasileiro”, destacou o deputado federal Dr. Luizinho.

Coluna Versátil News

Comissão de Saúde define cronograma de visitas fiscalizatórias

A Comissão de Saúde, Previdência e de Assistência Social da Câmara Municipal de Natal realizou uma reunião nesta sexta-feira (27) para definir um planejamento de atividades. Ficou definida a continuidade das visitas fiscalizatórias do colegiado nas unidades de saúde da capital potiguar.

Segundo o presidente da Comissão, vereador Preto Aquino (PSD), informou que os trabalhos terão sequência já na próxima segunda-feira (30). “A partir das 14h estaremos visitando quatro unidades do Distrito Norte 1 para avaliar o atendimento oferecido à população. Os nomes das unidades serão divulgados no dia da visita às 13h”, pontuou.

“A cada 15 dias estamos fiscalizando os hospitais, postos de saúde e UPAs da cidade com o intuito de monitorar os serviços e buscar soluções para os problemas identificados. É o Legislativo natalense cumprindo a sua função de fiscalizar e cobrar melhorias para a sociedade”, concluiu o vereador Herberth Sena (PL).

Coluna Versátil News

Governo do RN: Corpo de Bombeiros do RN realiza solenidade de formatura do Curso de oficiais

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Norte (CBMRN) promoveu, na manhã desta sexta-feira (27), a formatura de sete bombeiros militares do Curso de Habilitação de Oficiais (CHO), realizada no auditório do Centro de Operações da Justiça Eleitoral (COJE), no bairro do Tirol, em Natal. A solenidade contou com a presença da governadora e professora Fátima Bezerra, que foi escolhida como paraninfa pelos formandos.

“É uma honra ser escolhida como a madrinha da turma. Quero abraçar todos vocês formandos, suas famílias e amigos nesta data tão importante. Desejo a todos muita sabedoria e discernimento nesta nova etapa e na continuidade na missão nobre que é ser bombeiro militar”, parabenizou a Governadora Fátima Bezerra.

Ainda em sua fala, a Chefe do Executivo Estadual ressaltou a importância do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar no transporte das vacinas e lembrou das ações do Governo do Estado no CBMRN. “Além das missões institucionais, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar dão exemplos de compromisso com a vida do cidadão potiguar ao realizarem o transporte das vacinas que estão salvando vidas na luta contra a Covid-19. A nossa gestão traz mais segurança, cidadania e trabalha na defesa da vida. Portanto, a alegria de hoje se soma com a da semana passada, quando iniciamos o Curso de Formação de Praças (CFP) do CBMRN, com 134 homens e 16 mulheres”, completou.

Durante o evento, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros do RN, coronel Luiz Monteiro Júnior, parabenizou os formandos e destacou a perseverança dos novos oficiais durante a qualificação. “O nosso estatuto garantiu essa progressão e agora os senhores finalmente alcançaram o oficialato. Quero parabenizá-los pelo empenho e dedicação durante todo o curso de habilitação. Saibam que é uma honra para o CBMRN poder contar com militares determinados, honrados e destemidos que há bastante tempo fazem parte da nossa valorosa instituição”, frisou.

Ministrado inicialmente no Centro Superior de Formação e Aperfeiçoamento (CSFA), comandado pela tenente-coronel Denise Figueiredo, o curso durou cinco meses e teve como objetivo desenvolver as competências necessárias ao exercício das funções à carreira de oficial. Além de aulas presenciais, os alunos também tiveram aulas a distância. Recém-formados, eles agora são tenentes do Corpo de Bombeiros. São eles: André Luís Mendes, Cleonício Ribeiro da Silva, Denilson Siqueira do Nascimento, Francisco de Assis Adelino, Marohélio Ananias de Lima, Paulo Henrique Lima da Silva e Roberto Nunes de Morais.

“Todos eles passaram por um intenso processo de treinamento específico para o posto de oficial, estão preparados para tomar decisões estratégicas e comandar a tropa nos diversos aspectos operacionais e administrativos”, relatou a tenente-coronel Denise Figueiredo, Chefe e Diretora de Ensino do CSFA.

A solenidade de formatura também foi prestigiada pelos familiares dos formandos e demais autoridades civis e militares que foram convidadas pelo CBMRN, como o Secretário de Segurança Pública do RN (SESED), coronel Francisco Araújo, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alarico Azevedo, o delegado da Polícia Civil, Dr. Marcos Geriz, e o Diretor do ITEP, Dr. Marcos Brandão.

Coluna Versátil News

Prefeitura de Parnamirim: Emprego: Construção Civil mantém protagonismo de Parnamirim no estado

A cidade trampolim, de fato, possui enorme aptidão para a atividade produtiva. A cada mês, o Cadastro Nacional de Empregados e Desempregados, órgão do Ministério da Economia, publica as informações sobre emprego e renda referente a todo o país e, no Rio Grande do Norte, Parnamirim se consolida cada vez mais como protagonista. É o que aponta o último relatório do Novo Caged, divulgado na última quinta-feira (26), referente ao mês de julho de 2021.

No mês analisado, foram 1.381 admissões com saldo positivo de 206 empregos gerados na cidade. Dentre as categorias analisadas, o setor da construção civil foi o que teve o melhor resultado e, como Parnamirim é uma cidade em pleno desenvolvimento e com crescimento exponencial, o setor de emprego e renda se mantém sempre aquecido.

 

Parnamirim como cidade impulsionadora do setor no estado – confira os últimos resultados:

 

2017 – saldo positivo de 619 empregos;

2018 – saldo positivo de 712 empregos;

2019 – 525 admissões a mais do que demissões; e

2020 – saldo de 1359 empregos.

Foram quatro anos consecutivos nos quais Parnamirim contratou mais do que demitiu.

Resultados de 2021

No corrente ano, apenas em abril o saldo, por muito pouco, não foi positivo. Foram 646 empregos (1658 admissões contra 1012 desligamentos) em janeiro; outros 709 de saldo, em fevereiro; e em março, a cidade obteve um saldo positivo de 641 postos de trabalho.

Maio: 1163 admissões contra 958 desligamentos, saldo positivo de mais de 200 empregos;

Junho: saldo de 381 postos de trabalho. Foram 1.477 admissões contra 1.096 desligamentos; e

Julho: 1.381 admissões contra 1175 desligamentos, um saldo positivo de 206 empregos.

Coluna Versátil News

Governo institui sistema de crédito facilitado para microempresas

Medida foi publicada hoje e entra em vigor imediatamente

O presidente Jair Bolsonaro assinou decreto que institui o Sistema Nacional de Garantias de Crédito, com o objetivo de facilitar o acesso de micro e pequenas empresas ao crédito simplificado. A medida foi publicada hoje (26) no Diário Oficial da União e entra em vigor imediatamente.

Pelo novo sistema, as garantias dos empréstimos poderão ser realizadas por outras instituições, uma espécie de “fiador”. As entidades autorizadas são: as sociedades de garantia solidária e as sociedades de contragarantia; as cooperativas de crédito; os fundos públicos ou privados; e qualquer instituição cujo estatuto ou contrato social contemple a outorga de garantia em operações de crédito.

“Assim, por exemplo, um grupo de empresas poderá se juntar e montar uma cooperativa de crédito e garantir as operações que forem contratadas pelos seus cooperados”, explicou a Secretaria-Geral da Presidência, em nota.

Os fundos já em operação também poderão participar do novo sistema, como o Fundo de Garantia de Operações (FGO), do Banco do Brasil, que dá garantia aos créditos no âmbito do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), e o Fundo Garantidor para Investimentos (FGI), do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Entretanto, de acordo com o decreto, a instituição desse sistema não implica aporte adicional de recursos do Tesouro Nacional nas outorgas de garantias em operações de crédito, exceto se previsto em lei orçamentária.

O novo sistema de garantias integra o Sistema Financeiro Nacional. Para estimular as operações na nova modalidade, os órgãos reguladores do sistema financeiro serão responsáveis por estabelecer condições mais flexíveis nos empréstimos para esse segmento do mercado. Por sua vez, o Conselho Monetário Nacional (CMN) deverá regulamentar a aceitação e a prestação de garantias por parte das instituições financeiras, estabelecendo critérios prudenciais e de supervisão.

“A criação desse novo sistema possui potencial para estimular a competição bancária, a eficiência do mercado e proporcionar maior acesso ao crédito, além de contribuir para a retomada da economia”, diz a nota, destacando que as micro e pequenas empresas respondem por cerca de 72% dos empregos formais do país.

Segundo a secretaria-geral, apesar da contribuição para a geração de vagas, essas empresas possuem dificuldades de acesso ao sistema de crédito tradicional, por não conseguirem prestar as garantias normalmente exigidas nessas operações. “Por esse motivo, elas acabam sendo preteridas pelas instituições financeiras, que podem preferir emprestar seus recursos para empresas com maior porte e patrimônio”, completou.

Em até 180 dias, as entidades autorizadas a operar pelo novo sistema deverão disponibilizar em seus sites as informações sobre a origem dos recursos que lastreiam as garantias emitidas e os saldos agregados das operações de crédito garantidas e ativas.

Fonte: agência Brasil

Rolar para cima