Enem começa hoje com redação e 5,1 milhões de inscritos

R7



Falta menos de um mês para o Enem (Exame Nacional do Ensino
Médio) e para tirar todas dúvidas dos estudantes, o R7 faz um guia com informações sobre o exame. As provas estão marcadas para os dias 3 e 10 de novembro e conta com mais de 5 milhões de inscritos. Confira as dicas:
Foto: Adriana Toffetti/A7 Press/Folhapress

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) será realizado neste domingo (3) em todo o Brasil com aproximadamente 5,1 milhões de estudantes inscritos.

Serão aplicadas questões de Linguagens, Ciências Humanas e Redação. A prova terá 5h30 de duração. No próximo domingo (10), os estudantes enfrentam nova maratona para responder questões de Matemática e Ciências da Natureza.

As quatro provas são compostas por 45 questões de múltipla escolha cada, sendo 90 questões por dia de prova.

Vale o fuso horário de Brasília, estudantes da região Norte devem prestar atenção nas orientações dadas pelo MEC (Ministério da Educação). Ao meio-dia os portões serão abertos e fecham pontualmente às 13h. As provas começam às 13h30.

Galeria atrasados

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), responsável pela aplicação das provas, recomenda que os estudantes cheguem com uma hora de antecedência ao local.

Um forte esquema de segurança é montado no dia da prova. Agentes da Polícia Federal são escalados para dar apoio durante a realização do exame. Todos os participantes estão sujeitos a revista eletrônica.

Durante a prova, o estudante só pode usar caneta esferográfica feita de material transparente e de cor preta para responder ao gabarito. O Inep exige a apresentação de um documento com foto, de preferência o RG. Precisa ser original, não vale cópia autenticada, nem digital. Água, barrinha de cereal ou chocolate e frutas são permitidos.

O telefone celular pode ser levado, mas deve estar desligado e ficar guardado dentro do envelope porta-objetos, lacrado e identificado até que o participante saia definitivamente do local de provas. Se o aparelho emitir qualquer som, o que inclui toque ou alarme, mesmo que dentro do porta-objeto, o participante será eliminado. Não adianta levar relógio, eles são proibidos durante a prova.

Sair da sala para ir ao banheiro, somente com autorização e com acompanhamento de um fiscal. Nada de deixar a sala antes de duas horas do início do exame. É proibido, ainda, deixar o local com o Cartão-Resposta, a Folha de Redação e a Folha de Rascunho. O Caderno de Questões só poderá ser levado pelo candidato que sair em definitivo da sala nos 30 minutos que antecedem o término das provas.