Secult lança edital para contemplar trabalhos em Art Naif

Em sua política de democratização do acesso à cultura, a Prefeitura de Natal publicou mais um edital de seleção pública na edição desta segunda-feira (18/11) do Diário Oficial do Município. Desta vez, trata-se da Seleção Pública nº 043/2019, que oferece Apoio Financeiro para Aquisição de Arte Naif. Serão contempladas 15 obras de artes visuais, no estilo Art Naif para ampliar o acervo do Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão.

Quem tiver interessado em participar da Seleção Pública deve realizar a inscrição presencialmente ou por procuração para este fim, na Biblioteca Pública Municipal Esmeraldo Siqueira, situada na Fundação Cultural Capitania das Artes – FUNCARTE, na Avenida Câmara Cascudo, 434 – Cidade Alta, Natal/RN, no horário das 9h às 13h, através de formulários em anexo disponíveis no Diário Oficial do Município (http://www.natal.rn.gov.br/ ), e no blog da FUNCARTE (http://www.blogdafuncarte.com.br ).

A presente Seleção Pública seguirá o cronograma a seguir: 18 de novembro de 2019 Publicação da Seleção Pública; 18 de novembro a 27 de dezembro de 2019 Período de Inscrições; 02 de janeiro de 2020 Divulgação dos Inscritos; 14 de janeiro de 2020 Divulgação dos Selecionados; 14 a 16 de janeiro de 2020 Apresentação de Recursos; 16 a 22 janeiro de 2020 Análise dos Recursos; 24 de janeiro de 2020 Publicação do Resultado Final.

Arte Naif, entende-se como um termo usado para designar um tipo de arte popular e espontânea. Possui características baseadas na simplificação dos elementos e costuma exibir grande quantidade de cores, valorizando a representação de temas cotidianos e manifestações culturais do povo. Geralmente é produzida por artistas autodidatas, ou seja, que não possuem conhecimento formal e técnico de arte, mas que exibem produções em que outros princípios são considerados, como a autenticidade.