Vereadores aprovam projeto que cria Dia do Bairro de Igapó

O plenário da Câmara Municipal de Natal aprovou em regime de urgência, na sessão ordinária desta quarta-feira (27), uma proposição do vereador Raimundo Jorge (SD) sobre a instituição do Dia do Bairro de Igapó, além da bandeira como símbolo oficial da comunidade. 

“A intenção é homenagear o Igapó e reconhecer a importância de um dos mais tradicionais bairros da capital potiguar. Trata-se, ainda, de fazer justiça à sua história, que se confunde com o nascimento e desenvolvimento da nossa cidade. O dia 20 de abril, data que marcou a fundação em 1916 da Ponte de Igapó, foi escolhido como o dia do bairro”, explicou o parlamentar.

Também recebeu parecer favorável o Projeto de Lei n° 27/2019 de autoria do vereador Franklin Capistrano (PSB) que institui a Campanha “Vou de Bike” e concede o Selo Empresa Amiga do Ciclista. O objetivo do PL é popularizar o uso de bicicletas enquanto modal de transporte público urbano. 

De acordo com o vereador Franklin Capistrano, o município precisa avançar na promoção de meios não motorizados de transporte, especialmente no que se refere à implantação de ciclovias, ciclofaixas, bicicletários e paraciclos.

“Faz-se necessária a elaboração de políticas de incentivo ao uso diário de bicicleta, criando uma cultura favorável aos deslocamentos cicloviários como modalidade eficiente e saudável, tendo em vista a melhora na mobilidade urbana, na qualidade do ar e na democratização do transporte”, defendeu Franklin.

Na sequência, dois vetos foram apreciados pela Casa. O primeiro foi mantido, aplicado ao PL 42/2018 de autoria da ex-vereadora Eudiane Macedo, que dispõe sobre a implementação do Programa Médico nos CMEIs do Município. Já o segundo foi derrubado, sobre o PL 12/2018 de autoria do vereador Klaus Araújo (SD), que autoriza o Executivo a realizar pintura das faixas de pedestre com efeito 3D.