15 de julho de 2021

Coluna Versátil News

Prefeitura de Parnamirim: Prefeitura realiza alinhamento sobre serviços ofertados pela Semas

A Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) realizou na tarde desta quarta-feira (14), uma reunião de alinhamento com os técnicos novatos sobre serviços ofertados pela secretaria. O alinhamento inclui serviços como o Escritório Social, Benefício Oficiais, BPC e Cadastro Único e visa facilitar o acesso da população.

De acordo com Izabele Cristina Siqueira, cordeadora da proteção social básica, o objetivo principal da reunião foi estabelecer uma linguagem padrão que torne o fluxo e o acesso por parte da população mais fluido e dinâmico. “Os usuários querem respostas e um funcionário que saiba passar todas as orientações corretamente, fazendo os encaminhamentos necessários é fundamental nesse processo”, explicou.

Participaram do alinhamento, técnicos de referência dos CRAS, como psicólogos, assistentes sociais, pedagogos e coordenadores. 

Coluna Versátil News

Fecomércio: Entidades empresariais pleiteiam vacinação prioritária de trabalhadores do setor terciário

O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio RN), Marcelo Queiroz, entregou, ontem (14), à governadora Fátima Bezerra, ofício que pleiteia inclusão dos trabalhadores do setor terciário na lista de grupos prioritários para a vacinação contra a Covid-19.

A iniciativa é apoiada pela Associação Comercial e Empresarial do Rio Grande do Norte (ACRN), Federação das Associações Comerciais do Rio Grande do Norte (Facern), Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL) e Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL Natal).

Segundo os líderes empresariais, a imunização das pessoas que atuam na oferta de bens e de serviços é urgente, dado que estes profissionais têm contato direto com o público e estão mais expostos ao risco de contágio, mesmo com a adoção de medidas preventivas.

Em âmbito nacional, a Confederação Nacional do Comércio (CNC) também está buscando articulação com o Ministério da Saúde para a inserção desses trabalhadores na prioridade para a vacinação.

Coluna Versátil News

Governo do RN: 5º Fórum de Inclusão Social será realizado em 22 de julho; inscrições abertas

Com o intuito de debater políticas públicas e propostas de ações inclusivas com foco na capacitação, a Secretaria de Estado da Administração (Sead), por meio da Escola de Governo (EGRN),  promove no dia 22 de julho mais uma edição do Fórum de Inclusão Social. Dessa vez, os municípios abrangidos são Jucurutu, São Fernando, São João do Sabugi, São José do Seridó e Serra Negra do Norte. As inscrições são gratuitas e já estão abertas no site do evento: https://www.even3.com.br/5forumdeinclusaosocial/

O evento faz parte de uma estratégia de implementação do programa de ações da EGRN dentro do Plano RN Inclusivo, cuja finalidade é manter um diálogo permanente entre os agentes públicos estaduais e municipais para melhorar os índices socioeconômicos e educacionais, bem como a qualidade de vida, em todas as regiões do Rio Grande do Norte. As cidades contempladas com o fórum são as que firmaram termo de cooperação com a Sead. 

Em suma, durante o evento, os participantes levantarão demandas de qualificação profissional que possam vir a beneficiar os territórios, ajudando-os a se desenvolver. “O objetivo é criar um canal de diálogo com a população local, a fim de formular uma pauta de atuação conjunta com a sociedade”, resume o diretor da Escola de Governo, João Emanuel Evangelista. 

A secretária da Administração, Virgínia Ferreira, reitera sobre o propósito do RN Inclusivo. “A proposta é desenvolver atividades voltadas para qualificação profissional dos servidores municipais, melhoria da gestão pública e consolidação da cidadania. Tudo isso contribuirá para melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e a qualidade de vida no estado”.

No fórum, é esperada a participação de gestores e servidores públicos de todas as esferas, representantes e membros de associações, de sindicatos e de instituições culturais, além da comunidade local de cada município envolvido. Apesar disso, pessoas interessadas de outras cidades, sobretudo das circunvizinhas, também podem participar do evento.

A programação do 5º Fórum de Inclusão Social vai acontecer virtualmente, das 8h às 11h30, e inclui a realização do Webinário “Premissas da cidadania ativa e desenvolvimento local” e de grupos focais que debaterão sobre as demandas de capacitação dos cidadãos. Para participar das atividades, será preciso logar no sistema de inscrição no dia do evento e clicar na seção de transmissão online para acessar aos conteúdos. Todos os participantes inscritos ganharão certificado. 

Mais informações sobre o Plano RN Inclusivo em www.rninclusivo.rn.gov.br

SERVIÇO

5º Fórum de Inclusão – edição Jucurutu, São Fernando, São João do Sabugi, São José do Seridó e Serra Negra do Norte
Data: 22/07/2021
Horário: 8h às 11h30
Formato: virtual por meio de sistemas de videoconferência (links acessíveis no site das inscrições)
Inscrições em https://www.even3.com.br/5forumdeinclusaosocial/

Coluna Versátil News

Líderes debatem sobre insegurança e ausência da base governista para evitar CPI na ALRN

Divulgação

A insegurança registrada em diversos municípios do Estado e a repetição da estratégia da base governista, de se ausentar da sessão plenária, para evitar a votação do requerimento que vai instalar a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, pautaram os discursos dos líderes parlamentares durante a sessão plenária desta quinta-feira (15) na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. 

O primeiro a discursar no horário das lideranças foi o deputado estadual José Dias (PSDB), que demonstrou preocupação com “relatos dramáticos de insegurança, roubos e assaltos” no Estado. “Mesmo dentro de casa você não está seguro. Roubos e assaltos são comuns. Nós estamos entrando em época de barbárie”, afirmou o tucano.

José Dias cobrou ainda uma reação do poder público ao avanço da criminalidade. “Deveria ter uma CPI da Segurança, como da não transferência dos recursos aos municípios, da Educação. Motivos para CPIs no RN têm de sobra. Mas a responsabilidade não é apenas do Governo, é da sociedade também”, falou o parlamentar.

Em seguida, o deputado Getúlio Rêgo (DEM) disse ser “triste ver a ausência de parlamentares do governo em mais uma sessão”. Para o democrata, o ato mostra “a preocupação em adiar o início dos trabalhos da CPI em nosso Estado”.

De acordo com Getúlio, “o povo do RN está atento à CPI e a sociedade está do lado da investigação. A CPI quer esclarecimentos. Vamos fazer nosso papel de fiscalizar o governo com responsabilidade e isenção e na próxima semana essa situação terá um desfecho. A CPI é direito das minorias”, afirmou.

O parlamentar ainda aproveitou para solicitar a reabertura dos Detrans localizados nos municípios de Pau dos Ferros, Patu e Apodi. Atualmente, a população dessas cidades precisa se deslocar para Mossoró caso necessitem de algum serviço do órgão de trânsito estadual.

Coluna Versátil News

Prefeitura de Parnamirim : Em parceria com o Senac, Semas oferta cursos de qualificação e profissionalização

Divulgação

A Prefeitura de Parnamirim, por meio da Coordenadoria do Trabalho da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), em parceria com o Senac vem qualificando pessoas para o mercado de trabalho, além de oferecer cursos de profissionalização para aqueles que já atuam. 

Um desses cursos foi concluído na terça-feira (13) com a entrega dos certificados de conclusão para 40 merendeiras do município. Além dessas 40, outras 120 já concluíram a formação. 

O curso foi pensado visando a possibilidade de retorno às aulas com o objetivo de capacitar as merendeiras para o tratamento dos alimentos, recebimento, armazenamento, manuseio e oferta desses alimentos aos alunos. 

Os cursos de formação abrangem também outras áreas. Somente no primeiro semestre deste ano mais de 200 pessoas foram qualificadas no município, nos cursos de depilação, designe de sobrancelhas, depilação a fio, corte, preparo de peixes e frutos do mar, culinária regional, preparo de sanduíches quentes e frios, alimentos e bebidas, qualidade no atendimento, técnicas para merendeiras, técnicas para recepcionistas e operador de caixa.

A previsão é de que até o final do ano mais 190 pessoas sejam capacitadas nas áreas de cuidador de idosos, recepcionista, vendedor, agente de informações turísticas, operador de telemarketing, corte masculino e feminino, corte tendências atuais. 

Rolar para cima