19 de agosto de 2021

Coluna Versátil News

Fecomércio: Governo do Estado e Fecomércio lançam o primeiro Sistema de Inteligência Turística do Nordeste

Em evento da retomada do Turismo potiguar na manhã desta quinta-feira (19), o Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), realizou o lançamento do primeiro Sistema de Inteligência de Turismo do Estado – o Sírio, visando ampliar a geração de inteligência de dados comerciais ligada às atividades turísticas.

Em um projeto que contou com a parceria da Fecomércio RN e o apoio do Senac RN, com objetivo de impulsionar a retomada do turismo no Rio Grande do Norte, o Sírio é uma ferramenta on-line aberta ao público e foi desenvolvida com a finalidade de reunir e divulgar fontes, dados, pesquisas e o monitoramento do desempenho do setor turístico do Rio Grande do Norte.

“O Sírio irá gerar, além de informações com volume e qualidade, inteligência de mercado para orientar a tomada de decisões no setor público e privado, potencializando o turismo como uma atividade estratégica para o desenvolvimento econômico e social do Rio Grande do Norte”, declarou o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.

A plataforma fornecerá painéis com informações, além de relatórios específicos, com base nos dados coletados e analisados pelo setor de inteligência da Emprotur e a equipe da Fecomércio RN, como por exemplo, perfil dos turistas e suas impressões, malha aérea e monitoramento do fluxo de voos e passageiros, capacidade empresarial, percepção dos residentes, entre outros.

“O Sírio também irá contribuir com o acompanhamento dos indicadores mais importantes do setor, que serão utilizados para o planejamento das metas de competitividade, sustentabilidade, tendências e estratégias comerciais e promocionais mais efetivas para tomadas de decisão”, explica o diretor-presidente da Emprotur, Bruno Reis.

O sistema, que está em sua primeira fase, vai gerar informações atualizadas trimestralmente, por meio de relatórios descritivos e dashboards, que auxiliarão na tomada de decisões do setor público, empresas e profissionais, estimulando toda cadeia produtiva do turismo potiguar.

Coluna Versátil News

Comissão dos Direitos Humanos aprova Programa TransCidadania Karla Monique

Para promover os direitos humanos, o acesso à cidadania e a qualificação e humanização do atendimento prestado a travestis e transsexuais em situação de vulnerabilidade social, a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, Proteção das Mulheres, dos Idosos, Trabalho e Igualdade da Câmara Municipal de Natal aprovou, nesta quinta-feira (19), um texto de autoria da vereadora Divaneide Basílio (PT), que institui o Programa TransCidadania Karla Monique. Com isso, a proposta segue agora para debate e votação no Plenário da Casa.

“A iniciativa visa a oferta de condições de autonomia financeira e de enfrentamento à pobreza, por meio de programas redistributivos, de elevação de escolaridade, qualificação profissional e intermediação de mão de obra, além de ações de enfrentamento ao preconceito e à discriminação contra travestis e transsexuais e de respeito à expressão de sua identidade de gênero e ao uso do nome social”, explicou a presidente da Comissão, vereadora Divaneide Basílio.

Em seu discurso, a vereadora Brisa Bracchi (PT), relatora da matéria, lembrou que 29 de agosto marca o Dia Nacional e Municipal da Visibilidade Lésbica. “Aproveitamos a proximidade da data e a votação do Programa TransCidadania Karla Monique para aprofundar, junto aos movimentos sociais organizados, o debate contra a lesbofobia e a luta contra qualquer tipo de violência, seja sexual, física ou psicológica que as mulheres lésbicas vivem”.

Destaque também para os seguintes projetos: PL 309/2019, do vereador Preto Aquino (PSD), sobre a instituição de cartilha de orientação para prevenir as quedas sofridas pelos idosos na capital potiguar; PL 221/2020, do vereador Eriko Jácome (MDB), que institui o dia 31 de março como o Dia Municipal em Memória das Vítimas da Covid-19 e o PL 13/2021, da Margarete Régia (PROS), dispondo sobre a criação do “Programa de Inclusão Digital para Terceira Idade” através de cursos de Tecnologia da Informação do Conhecimento – TICs e treinamento a “Jovens Aprendizes” que disseminarão o conhecimento aos idosos.

Também estiveram presentes à reunião os vereadores Pedro Gorki (PCdoB) e Herberth Sena (PL).

Coluna Versátil News

Prefeitura do Natal implanta na Zona Norte leitos para usuários da Rede Psicossocial

A Prefeitura do Natal e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) abrem sete leitos de internação 24h no Centro de Atenção Psicossocial (Caps AD III) 24h, que fica localizado na Avenida Rio Doce, s/n, Santarém, Distrito Sanitário Norte II. A solenidade de inauguração será na sexta-feira (20), às 10h.

A abertura desses sete leitos representa um incremento no acolhimento psicossocial 24h em álcool e outras drogas para usuários da zona norte.

“Atualmente temos três Centros de Atenção Psicossocial em Natal, agora estamos abrindo uma unidade na zona norte uma cobertura 24h, com uma equipe multiprofissional que vai trabalhar frente às políticas públicas em álcool e outras drogas com maior efetividade”, disse George Antunes, secretário de saúde de Natal.

De acordo com o coordenador municipal de Saúde Mental, Luis Fernando Pires, serão cinco leitos masculinos e dois femininos. “São leitos de proteção para usuários de uso abusivo de substâncias psicoativas que frequentam o Serviço e Rede de Atenção Psicossocial”.

“O intuito é a proteção temporária de 14 dias nos leitos, para a redução de danos, diante da vulnerabilidade por uso abusivo de álcool e outras drogas”, afirmou Luis.

“O acesso é com demanda aberta, ou seja, ir direto a um dos Caps para acolhimento e iniciar tratamento. Mas caso o usuário esteja sendo atendido na Atenção Básica pode ser referenciado pela unidade aos serviços de Saúde Mental”, finalizou Luiz Fernando.

A equipe psicossocial será composta por enfermeiros, técnicos em enfermagem, psicólogos, psiquiatras, Clínico Geral plantonista nos leitos de proteção, Nutricionista, Educador Social, Assistente Social, Farmacêutico e equipe de apoio.

SERVIÇOS DE SAÚDE MENTAL

Distrito Sanitário Norte I e II

CAPS III AD Norte – Centro de Atenção Psicossocial  Álcool e Drogas II – Av. Rio Doce, S/N – Conjunto Santarém – Potengi. Telefone: (84) 3232-8232.

Distrito Sanitário Sul

APTAD – Ambulatório de Prevenção e Tratamento de Tabagismo, Alcoolismo e outras drogadições – AV. São Miguel dos Caribes, S/N, Pirangi.

SRT SUL -Serviço de Residência Terapêutica Sul – Rua Comandante Monteiro Chaves, Nº 2053, Pitimbu, Satélite.

Distrito Sanitário Leste

CAPS III 24H Leste – Centro de Atenção Psicossocial  III Leste – Rua Mipibu, Nº 404 – Tirol. Telefone: (84) 3232-8575/ 3232-8576.

CAPS III  24H “AD” Leste – Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas III Leste – Rua Pacífico de Medeiros, Nº 55 – Barro Vermelho. Telefone: (84) 3232-8010/ 3232-8565.

SRT Leste – Serviço de Residência Terapêutica Leste – Rua Almeida de Castro, Nº 1019, Pitimbu, Tirol.

Distrito Sanitário Oeste

SRT Oeste – Serviço de Residência Terapêutica Leste – Av. Miguel Castro, Nº 714 – Lagoa Nova.

UAI – Unidade de Acolhimento Infantojuvenil – Av. Capitão Mor Gouveia, S/N – Cidade da Esperança.

Centro de Convivência – Funcionando temporariamente junto ao CAPSI – Av. Capitão-Mor Gouveia, s/n, Cidade da Esperança. Telefone: (84) 3232-4595/ 3232-4595.

 

 

Em casos de casos para crises de emergências psiquiátricas, o indicado é procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) mais próxima do seu bairro:

 

UPA Sul – Av. dos Xavantes. S/N

UPA Esperança – Av. Paraíba, Nº 214, Cidade da Esperança

UPA Pajuçara – Av. Moema Tinoco da Cunha Lima, Nº 3393, Pajuçara

UPA Potengi – Av. Sr. do Bonfim, S/N, Potengi.

Coluna Versátil News

Governo do RN: Três espectáculos animam o fim de semana

Em mais uma edição, o projeto virtual Dançando nas Dunas do próximo sábado (21), apresentará, às 16h30, o espetáculo “Retratos do Cangaço”, da Cia de Danças Xaxado, do município de Parnamirim. Toda a história é contada na visão de três viúvas que perderam seus filhos, maridos e irmãos, vítimas do cangaço.

O espetáculo retrata fatos de três fases da história do cangaço nordestino. A primeira com Jesuíno Brilhante, nascido no Rio Grande do Norte, que consolidou seu bando na segunda metade do século XVIII. Em seguida, com Virgulino Ferreira da Silva, mais conhecido como Lampião, que teve seu fim no ano de 1938 na fazenda Angico, no estado de Sergipe. E por fim, com Corisco, o último cangaceiro, casado com Dadá, morto pela polícia numa emboscada em 1940 na cidade de Jeremoabo, na Bahia.

Já no domingo (22), pela manhã, às 10h, o Bosque Encena virtual recebe a peça “No Mundo da Imaginação”, da Companhia Fábrica das Maravilhas, com direção de Thianna Câmara.

O espetáculo conta a história de Aninha, uma menina que adora brincar, tem dias que ela é uma astronauta salvando o universo, doutora que conserta brinquedos, protetora de animais ou até mesmo uma heroína. Ela não precisa de muita coisa para embarcar em outro mundo, o seu passaporte é a imaginação, e tudo isso acontece em seu quintal. Numa dessas peripécias ela viaja para o fundo do mar e encontra o Baby Shark perdido da sua família então resolve ajudá-lo em uma aventura em alto mar.

No período da tarde, às 16h30, o Som da Mata virtual apresenta o grupo “Nós da Ilha”, formado pelos músicos Gilberto Cabral (trombone), Erinaldo Edson (guitarra), Zé Fontes (contrabaixo) e Bruno Lucas (bateria), que preparou composições próprias e clássicos da Música Popular Brasileira.

O Nós da Ilha é formado por professores do projeto social Ilha de Música que atua na comunidade da África, no bairro da Redinha, e tem como objetivo divulgar o repertório trabalhado na instituição. Com 13 anos de trabalho na comunidade, o grupo tem se apresentado mensalmente para alunos, pais e moradores do bairro visando atrair crianças e adolescentes para o ensino da música.

Projetos

Os projetos Bosque Encena, Som da Mata e Dançando nas Dunas acontecem graças à renúncia fiscal da Prefeitura do Natal, por meio da Lei Djalma Maranhão. E contam com o apoio do Governo do Estado, através do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema, que cede o espaço do Parque das Dunas, onde estão sendo gravados os eventos.

Serviços:

Dia: 21/08 (sábado)

Evento: Dançando nas Dunas – 16h30

– Youtube: Dançando nas Dunas

– Instagram: @dancandonasdunas

– Facebook: dançandonasdunas

Dia: 22/08 (domingo)

Evento: Bosque Encena – 10h

-Youtube: Bosque Encena

– Instagram: @bosqueencena

– Facebook: bosqueencena

Evento: Som da Mata – 16h30

– Youtube: Som da Mata

– Instagram: @somdamata

– Facebook: somdamata

Coluna Versátil News

Fecomércio: 60% das empresas no Brasil pretendem contratar nos próximos meses

A 2ª edição da pesquisa “Como sua empresa está reagindo à crise?”, da PwC Brasil, traz uma nova percepção dos impactos socioeconômicos da pandemia no curto e médio prazo na gestão das empresas e nas dinâmicas do ambiente de trabalho. Após a 1ª edição, em junho de 2020, a PwC ouviu mais de 20 indústrias entre outubro de 2020 e março deste ano.

O levantamento mostra que houve aumento das contratações e das ações para proteção do fluxo de caixa, a readequação da força de trabalho e a redistribuição dos profissionais para outras cidades brasileiras e até para o exterior.

Implementação do Home Office

Com a mudança na rotina dos escritórios, o home office ganhou espaço e 79% das empresas pretendem manter ou implementar o trabalho remoto, e 68% adotarão o modelo híbrido de trabalho, combinando expediente remoto e presencial.

Segundo a pesquisa, 28% das empresas adotaram o conceito de trabalho de qualquer lugar, ou seja, permitiram que seus profissionais trabalhassem fora da cidade ou do país de origem da contratação, ampliando as fronteiras do trabalho à distância. Os bons resultados fizeram com que 38% das empresas ouvidas estudem aplicar essa possibilidade de forma de trabalho.

Ainda neste campo, quase 25% das empresas adotaram medidas específicas para empregados em mobilidade global, com 23% adotando o virtual assignment (mobilidade internacional virtual) e 19% repatriando seus empregados.

Aumento nas contratações

No período da pesquisa, as contratações aumentaram em 30%, com destaque para os setores do Agronegócio e Tecnologia, e 60% delas pretendem fazer contratações nos próximos meses. As empresas também diminuíram em 10% a redução de benefícios, de jornada ou da suspensão temporária do contrato de trabalho, além da concessão de férias individuais ou coletivas.

“Nossa pesquisa mostra que a pandemia trouxe avanços e mudanças estruturais permanentes na gestão dos trabalhadores, como na adoção do trabalho à distância e mais políticas de retenção de talentos”, afirma Flávia Fernandes, sócia da PwC Brasil, que avalia que o trabalho remoto estará de forma definitiva no dia a dia das empresas.

Ações para mitigar os efeitos da crise no curto prazo

A Covid-19 fez as empresas se adaptarem para continuarem funcionando de forma plena e segura. Para proteger o fluxo de caixa, 54% das empresas usaram créditos tributários ou previdenciários, além de empréstimos bancários, e reduziram a sua infraestrutura, um aumento de 17% em relação à primeira pesquisa.

A pesquisa também mostra que os ajustes se tornaram permanentes como o aperfeiçoamento dos controles de acesso, higienização dos ambientes de trabalho, a criação de comissões para gerenciamento da crise, além de investimentos em tecnologia e processos. 77% dos entrevistados afirmam ter revisto políticas, procedimentos e layouts dos ambientes de trabalho para cumprir as novas normas legais decorrentes da pandemia.

A oferta de infraestrutura de trabalho aos profissionais que ficaram em casa, com reembolso de despesas com internet e telefone, quase dobrou em relação à pesquisa anterior, passando de 10% para 23%. Nesse contexto, 30% das empresas afirmam que vão estudar seguir com essa política nos próximos meses.

Benefícios e bem-estar aos funcionários

Em consonância com o aumento da preocupação da sociedade com as práticas ESG, as empresas aumentaram a preocupação com o bem-estar da força de trabalho. 59% disponibilizaram programas, como a prática de meditação e exercícios guiados por vídeo.

“Percebemos que as organizações estão cada vez mais adaptadas à nova realidade e a eventuais crises futuras. Nossa expectativa é que esse novo cenário também traga inovações na legislação brasileira voltada para a relação de emprego, visando a correspondente adequação à nova forma de gestão de pessoas.”, finaliza a sócia da PwC Brasil.

Rolar para cima