6 de novembro de 2019

Coluna Versátil News

Câmara concede Título de Cidadão Natalense ao Prefeito Álvaro Dias

“É uma gratidão muito grande pelo reconhecimento do trabalho que Álvaro vem prestando para a cidade do Natal, que está conseguindo desempenhar com êxito essa função tão importante na nossa cidade. É gratificante, porque ele tem uma história de vida de trabalho, de luta, aqui nessa cidade começando desde novo quando veio para cá aos dez anos para estudar. Então é uma satisfação muito grande acompanhá-lo nesta noite”, destacou Amanda Grace, esposa do prefeito Álvaro Dias. 

Natural da cidade de Caicó, região do Seridó, o prefeito da capital potiguar, Álvaro Costa Dias, é formado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Acompanhado de familiares e amigos, na noite desta terça-feira (05), ele recebeu do Legislativo municipal o Título de Cidadão Natalense de proposição do líder do poder executivo, o vereador Kleber Fernandes (PDT).

“A Câmara Municipal presta uma justíssima homenagem ao prefeito de Natal, não só pelas suas atividades na condição de prefeito, mas pela sua história de trabalho e dedicação como político, homem público, foi deputado estadual por cinco mandatos, presidente da Assembleia Legislativa, foi governador interinamente, deputado federal e durante toda a sua trajetória política, além do vinculo pessoal com a cidade, porque estudou aqui desde os dez anos de idade e consequentemente na condição de prefeito da cidade, amplia ainda mais esse hall de serviços prestados a nossa sociedade”, acrescentou o vereador Kleber Fernandes. 

Coluna Versátil News

Governo lança programa voltado à pessoa idosa

Agência Brasil

Idosos na região central de Brasília.
Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Ministério da Cidadania lançou hoje (6) o programa Vida Saudável na modalidade Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa.

A iniciativa reúne dois projetos da pasta: o Vida Saudável, da Secretaria Especial do Esporte, e a Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa, da Secretaria Especial do Desenvolvimento Social. A expectativa é que as ações cheguem a até 460 municípios.

Os municípios terão capacitação profissional e kits de materiais para atividades físicas, culturais e de lazer para a população idosa. Segundo o ministério, os kits reúnem, entre outros itens, cordas de ginástica, escadas de chão para treinamento funcional, jogos dominó, xadrez e dama.

Coluna Versátil News

LIVRO QUE REGISTRA ELEIÇÃO DE MIL MULHERES NO RN É LANÇADO NA ASSEMBLEIA

Uma pesquisa realizada pela professora Maria Bezerra, natural de Assu e coordenadora do curso de Serviço Social da UFRN, falecida no ano de 2011, se transformou no livro ‘Emancipação Política da Mulher Potiguar’, que foi lançado nesta quarta-feira (6) no Salão Nobre da Assembleia Legislativa. Todo o acervo pesquisado pela professora foi organizado pela professora Isaura Rosado, de quem Maria Bezerra era amiga e com quem trabalhou no Conselho da Mulher.

“É um inventário de todas as mulheres que foram eleitas no Rio Grande do Norte, desde a primeira mulher que foi habilitada a votar, que foi Celina Guimarães, em 1929, até o ano 2000”, explicou a Isaura Rosado, que contou com o apoio da jornalista Sheyla de Azevedo e dos “Amigos da Pinacoteca”, à frente o médico e historiador Iaperi Araújo, para tornar realidade o sonho da professora falecida. “Era uma dívida que eu tinha com ela e está paga”, disse Isaura durante a cerimônia de lançamento que contou com a presença da família da pesquisadora.

Segundo Isaura Rosado, o livro registra a eleição de mil mulheres que exerceram 1.400 mandatos de vereadora, prefeita, vice-prefeita, deputada estadual, e deputada federal.

Coluna Versátil News

Ar-condicionado Inverter: saiba o que é e como funciona a tecnologia

TechTudo

A Samsung é uma das marcas que oferecem modelos Inverter no Brasil — Foto: Divulgação/Samsung
 Foto: Divulgação/Samsung

Os aparelhos de ar-condicionado Inverter prometem ser uma opção mais econômica para refrigerar o ambiente. De acordo com fabricantes como Samsung e LG, por exemplo, essa tecnologia pode economizar de 40% a 70% de energia em relação a modelos tradicionais. No Brasil, já existem diversos produtos do tipo no mercado, com preços bastante variados.

Portanto, na hora de comprar um novo ar-condicionado, pode ser interessante considerar um modelo Inverter. Pensando nisso, o TechTudo falou com o professor Filipe Marangoni, da Universidade Técnica Federal do Paraná (UTFPR), que vai ajudar a entender como funciona a tecnologia a seguir.

Como funciona?

O nome Inverter indica a presença de um inversor de frequência. Segundo o professor Filipe Marangoni, essa característica permite ao aparelho controlar a velocidade de rotação dos motores elétricos. No caso de um ar-condicionado com a tecnologia, os dispositivos controlam ainda a potência dos compressores. “Na prática, um aparelho Inverter chega mais rápido na temperatura desejada e logo diminui a rotação do compressor”, diz Filipe. É essa capacidade que permite ao dispositivo ter “mais de 30% de eficiência em relação a um aparelho convencional”, completa o professor.

Coluna Versátil News

CCJ do Senado aprova PEC para incluir estados e municípios na reforma da Previdência

G1

Plenário da CCJ do Senado durante votação que aprovou a PEC que permite a inclusão de estados e municípios na reforma da Previdência — Foto:  Edilson Rodrigues/Agência Senado
 Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (6) a proposta de emenda à Constituição (PEC) que permite a inclusão de estados, Distrito Federal e municípios no novo regime de previdência da União, instituído pela reforma da Previdência.

A chamada “PEC paralela” ainda precisa passar por votação de dois turnos nos plenários do Senado e da Câmara.

A PEC foi uma estratégia do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), relator da matéria, para fazer mudanças na reforma da Previdência.

Qualquer alteração na PEC principal da Previdência, já aprovada, obrigaria o texto a voltar para análise dos deputados, o que poderia atrasar a promulgação. Com isso, Tasso decidiu que mudanças no conteúdo da matéria seriam analisadas na segunda PEC.

Rolar para cima