A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou que celulares pré-pagos que não tiverem cadastro atualizado depois de terem recebido notificação das operadoras terão as linhas bloqueadas na próxima segunda-feira (18).
A medida vale para consumidores dos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Roraima, Sergipe e São Paulo.
Segundo a Anatel, menos de 1% dos 91 milhões de celulares pré-pagos dessas regiões apresenta alguma pendência cadastral.
Brasil e China assinaram hoje (13) acordos e memorandos de entendimento nas áreas de política, economia, comércio, agricultura, inspeção sanitária, transporte, saúde e cultura. O presidente chinês, Xi Jinping, está em Brasília, para participar da 11ª reunião de Cúpula do Brics e se reuniu na manhã desta quarta-feira com presidente Jair Bolsonaro, no Palácio do Itamaraty.
Em declaração à imprensa, Bolsonaro disse que o governo e o empresariado brasileiro querem ampliar e diversificar o comércio com a China. Para o presidente, os atos assinados dão impulso a essas relações. “Essa relação bilateral em várias áreas, inclusive com aceno do governo chinês em agregar valor naquilo que nós produzimos, tudo isso é muito bem-vindo”, disse.
O presidente Xi Jinping avaliou como positivos os esforços do governo brasileiro para o desenvolvimento socioeconômico do Brasil e disse que a China quer fortalecer a amizade e cooperação, bem como aumentar e melhorar o comércio e os investimentos no país. Segundo ele, os dois países concordaram em intensificar os contatos de alto nível e fazer bom uso da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (Cosban) e de outros mecanismos bilaterais.
Encaminhado em regime de urgência ao Legislativo municipal, o Projeto de Lei 290/2019, de autoria do poder Executivo, foi aprovado em primeira e segunda discussão na tarde desta terça-feira (12), durante a Sessão Ordinária. A matéria trata da regulamentação de uma área situada na Zona de Proteção Ambiental – 1 (ZPA1), no bairro Pitimbu, para a construção do Hospital Municipal de Natal. A expectativa é que a unidade hospitalar tenha 200 leitos, sendo 30 de UTI. O recurso para a implantação é federal na ordem de R$ 30 milhões.
No total, foram apresentadas cinco emendas pelos vereadores, das quais, duas foram encartadas na votação. Uma delas foi a de autoria do vereador Sueldo Medeiros (PHS), acerca do tratamento dos resíduos sólidos ou resíduos líquidos poluidores, os efluentes tratados e enquadrados nos requisitos do CONAMA, através da efetiva do plano individual de esgotamento e drenagem, bem como sua ligação imediata à rede pública.
De autoria do vereador Preto Aquino (PATRIOTA), uma das emendas autorizava apenas a construção do Hospital Municipal no terreno escolhido. “O Projeto de Lei tinha certa dúvida, dos vereadores, se a área poderia ser destinada para algum outro fim que não fosse o hospital, foi criada essa emenda autorizando a construção apenas do Hospital municipal do Natal”, explicou Preto.
A desarmonia facial em algum nível é um problema enfrentado por cerca de 30% da população do Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Odontologia. A cirurgia ortognática é o caminho que muitos têm buscado para melhorar as condições de saúde e bem-estar, além da autoestima, que muitas vezes é abalada por causa da aparência estética. Neste sábado (16), o cirurgião bucumaxilofacial, Rodrigo Rodrigues, promove o I Encontro de Pacientes Ortognáticos do RN, a partir das 8h, na clínica Oral Estética, em Natal.
No encontro, os pacientes terão a oportunidade de relatar as suas experiências antes, durante e depois da cirurgia. “Será um momento de celebração para as pessoas que passaram pelo procedimento e desfrutam hoje de uma melhor qualidade de vida. Uma ocasião importante também para quem ainda precisa e quer tirar dúvidas sobre a preparação, a cirurgia em si e o pós-operatório”, explica Rodrigo.
A programação contará com um bate-papo entre os profissionais que atuam com esse público. Além do cirurgião Rodrigo Rodrigues, participarão do momento, a nutricionista Rebecca Maia, o ortodontista Tales Oliveira e a fonoaudióloga Mariafra Soares.
O Telecentro de Parnamirim, primeiro do Rio Grande do Norte, surgiu através do Programa Viver – Envelhecimento Ativo e Saudável, articulado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Habitação e Regularização Fundiária (SEMAS), e tem como objetivo a promoção da inclusão digital e a preservação da dignidade da pessoa idosa. Parnamirim foi contemplada com o projeto desbancando outras quatro cidades do país.
Sucesso de procura, as vagas esgotaram-se rapidamente. No total são 64 idosos matriculados no programa com aulas que acontecem de segunda a sexta-feira, em turmas pela manhã e tarde. Além da inclusão digital, o programa também engloba outras atividades com o intuito de proporcionar mais qualidade de vida aos idosos. Atividades físicas, saúde, música, dança, artes, empreendedorismo e alfabetização fazem parte do rol de itens indispensáveis do Telecentro.
Francisco de Assis, de 65 anos e sua esposa, Márcia Maria, de 52, fazem parte de uma das turmas do Telecentro. De acordo com Francisco, o casal conheceu o Centro de Inclusão através de outro projeto, da área da Saúde. “Eu e minha esposa já participávamos de atividades no Clube de Mães e através de um agente de saúde ficamos sabendo do Telecentro e viemos para a inauguração. Desde então ficamos interessados e a partir daí, eu, ela e minha sogra, de 83 anos, decidimos aprender”, explicou.