Governo do RN: Igarn inicia a 16ª campanha do Programa Qualiágua

O Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn) iniciou esta semana a 16ª campanha do Programa Qualiágua, iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), que tem que como objetivo promover a implementação da Rede Nacional de Qualidade de Água (RNQA) e estimular a padronização da metodologia de coleta de amostras, da frequência de análises, dos parâmetros monitorados e da divulgação de resultados, de modo a atender a demanda dos gestores públicos, pesquisadores e público em geral. 

A campanha chegou a ter início ainda durante o mês de março, mas devido a pandemia precisou ser paralisada, tendo seu reinício nesta terça-feira, 15 de dezembro, tendo continuidade até o próximo dia 17 de dezembro.  A campanha continuará ainda durante o mês de janeiro. 

Ao todo, os técnicos do Igarn passarão por 63 pontos de coleta de água por todo o Estado, como cumprimento das metas de monitoramento acordadas com a ANA. Os pagamentos do Qualiágua são feitos mediante o cumprimento das metas de monitoramento e divulgação dos dados, que levam em consideração vários aspectos, como: o percentual de pontos da RNQA operados pelo Estado, o número de parâmetros avaliados e o percentual de pontos operados com medição de vazão simultânea – esse último para análise da carga de poluentes na água. O prêmio é calculado considerando um valor unitário por ponto da RNQA de R$1.100,00 com reajuste anual pelo INPC.