Governo do RN: Governo expõe ações de fortalecimento da economia solidária em evento temático

Sandro Meneses

Neste 15 de dezembro é comemorado o Dia Nacional da Economia Solidária, e para marcar a data o Governo do Estado participou de evento virtual temático organizado pela Rede de Gestores Públicos de Economia Solidária. A preocupação com esse segmento econômico, baseado na autogestão, está presente no plano de governo da professora Fátima Bezerra.

Atualmente, projetos como o Programa Estadual de Compras Governamentais da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Pecafes), RN Chega Junto e Governo Cidadão têm contribuído significativamente para fortalecer a agricultura familiar, o artesanato, a oferta de serviços, entre outros setores.

“Nós acreditamos na economia solidária como uma ferramenta importante de desenvolvimento econômico, por isso é preciso focar em políticas públicas voltadas para esse segmento. Mesmo num contexto difícil de pandemia, conseguimos concretizar iniciativas, como as ações do Pecafes, distribuindo 60 mil cestas básicas, compradas da agricultura familiar, um investimento de R$ 1,5 milhão”, destaca a governadora.

O Plano Estadual de Economia Solidária, lançado em setembro de 2020, foi construído de forma colaborativa e prevê diretrizes e ações prioritárias. Os eixos de atuação compreendem a criação de um ambiente institucional para o funcionamento e articulação de políticas públicas; produção, comercialização, consumo solidário e crédito; educação, formação e assessoria técnica.

“Esse é um plano que já está em execução, tanto a nível institucional, com a criação da Subcoordenadoria de Economia Solidária, quanto no eixo da produção, com os projetos em andamento. Por exemplo, com o Crédito Solidário, por meio da Agência de Fomento do Rio Grande do Norte, estamos lançando nesta semana uma linha de crédito específica para economia solidária”, detalha a Secretária de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social, Iris Oliveira.

Também participaram do evento, o governador do Piauí, Wellington Dias; o prefeito de Araraquara, Edinho Silva; o Secretário estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia, Davidson Magalhães; e a Secretária Executiva de Economia Solidária da Paraíba, Roseana Meira.