Prefeitura de Parnamirim apresenta detalhes da Operação Verão 2020

A Prefeitura de Parnamirim, através da Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Social e Mobilidade Urbana (Sesdem), apresentou em reunião realizada na manhã desta quarta-feira (8), no Centro Administrativo, os detalhes da Operação Verão que já está sendo realizada no litoral da cidade trampolim da vitória. 

Estiverem presentes na reunião o prefeito Rosano Taveira, o secretário estadual de segurança Coronel Araújo, o presidente da Câmara de Vereadores, Irani Guedes, representantes do Ministério Público, Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e secretários municipais de Parnamirim.  

Para o prefeito Rosano Taveira, o trabalho integrado entre os órgãos de segurança pública é de fundamental importância para que tudo transcorra bem, e que a população possa usufruir da melhor maneira possível do litoral de Parnamirim. 

“Nosso litoral é lindo e com muitas belezas naturais. Conta com uma programação bacana de eventos e a atuação da segurança pública é importante, para um veraneio de paz. Essa integração entre os órgãos e secretarias facilita o trabalho. Queremos fazer do nosso litoral o mais seguro do Brasil”, disse o chefe do executivo municipal. 

O objetivo da Operação Verão é promover a segurança, fluidez no trânsito, maior comodidade aos banhistas e veranistas em toda a faixa litorânea do município, que atrai um fluxo muito maior de pessoas e veículos nesta época.  

Marcondes Pinheiro, secretário da Sesdem, informou que a operação começou desde o dia 28 de dezembro e já faz a diferença no litoral, onde até o momento nenhuma ocorrência foi registrada em Pirangi. Ele lembrou que a presença dos agentes de segurança na área litorânea que pertence a Parnamirim é notória e que a população deve comparecer para aproveitar o verão na cidade. 

“Todos os dias temos em torno de 150 agentes de segurança em nosso litoral, Pium, Cotovelo e Pirangi. Incluindo Polícia Militar, Polícia Civil, agentes de trânsito e Corpo de Bombeiros. Estamos atentos também com o pessoal da Lei Seca. O povo pode e deve comparecer ao litoral. Estamos lá para garantir, que o turista e os munícipes que frequentam nossas praias usufruam da natureza que nós ganhamos de forma digna de ser aplaudida. 

São várias secretarias envolvidas no Verão de Parnamirim. Na saúde, os agentes de zoonoses e endemias, estão trabalhando na vigilância de animais na praia, e visitando as residências no combate ao mosquito da dengue. O Hospital Municipal de Pirangi também segue de prontidão para atender as demandas do litoral. 

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) segue com a substituição de lâmpadas no litoral e também com a poda de árvores para proporcionar mais iluminação e segurança na área. Um galpão também foi disponibilizado pela Semsur para guardar possíveis apreensões de paredões de som. 

A coleta de lixo também teve o serviço ampliado neste verão pela Secretaria de Limpeza Urbana (Selim), que também instalou mais lixeiras no litoral. Já a Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop), também realiza a operação tapa-buraco. 

No caso da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SEMUR), foram disponibilizadas equipes de fiscalização para combater problemas como poluição sonora, poluição visual e desobstrução de calçadas. A secretaria também estará com uma equipe de plantão para reclamações de poluição sonora, que atenderá diariamente através do número (84) 98839-3214 nos seguintes horários: de segunda a quinta-feira das 8h à 0h e nas sextas, sábados e domingos até as 2h da madrugada.