15 de janeiro de 2020

Coluna Versátil News

Estudo contesta uso de maconha no tratamento da dependência de cocaína

Agência Brasil

Segundo a agência reguladora, a inclusão não altera as regras para importação de medicamentos com canabidiol ou outros extratos da maconha.
Divulgação / Polícia Federal

O uso recreativo de maconha como estratégia de redução de danos para dependentes de crack e cocaína em reabilitação pode não ser eficaz, é o que mostra uma pesquisa brasileira publicada na revista Drug and Alcohol Dependence. Dados do artigo indicam que o consumo da erva piorou o quadro clínico dos pacientes, em vez de amenizar, como esperado, a ansiedade e a fissura pela droga aspirada ou fumada em pedra (crack).

O estudo acompanhou um grupo de dependentes por seis meses após a alta da internação voluntária de um mês no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (HC-USP). Os pesquisadores do Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas (GREA) e do Laboratório de Neuroimagem dos Transtornos Neuropsiquiátricos (LIM-21) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) constataram que a maconha prejudica as chamadas funções executivas do sistema nervoso central, relacionadas, entre outras atividades, com a capacidade de controlar impulsos.

“Nosso objetivo é garantir que políticas públicas para usuários de drogas sejam baseadas em evidências científicas. Quando as políticas de redução de danos foram implementadas no Brasil, para usuários de cocaína e crack, não havia comprovação de que seriam benéficas. Os resultados deste estudo descartam completamente essa estratégia para dependentes de cocaína”, disse um dos autores do artigo, Paulo Jannuzzi Cunha, professor do Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP e pesquisador do LIM-21. 

Coluna Versátil News

Parnamirim vai sediar Encontro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal

Parnamirim vai receber nos dias 5 e 6 de março o 5º Encontro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal (Eneon). O evento será realizado pela Associação Brasileira de Enfermeiros Obstetras do Rio Grande do Norte (ABENFO-RN), com o apoio da Prefeitura de Parnamirim, através da Secretaria Municipal de Saúde (Sesad). 

Detalhes sobre o encontro foram debatidos em uma reunião realizada na manhã desta quarta-feira (15) no Centro Administrativo. Participaram da discussão a secretária municipal de saúde, Terezinha Rêgo, a presidente da Abenfo-RN, Hortência Feitosa, a vereadora Ana Michele, representantes do Grupo de Ciência e Tecnologia da Informação (GCTI) e da assessoria de imprensa da Prefeitura de Parnamirim. 

Com o tema ‘Enfermagem Obstétrica: Avanços, desafios e perspectivas no RN’, o encontro vai contar com palestrantes locais e de outros estados, minicursos, mesas-redondas, submissão de trabalhos e atividades culturais. Hortência Feitosa falou sobre a importância evento: 

Coluna Versátil News

Pedido de renovação da Carteira de Habilitação pode ser feito pela Internet

Os motoristas que precisam renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) agora podem fazer o agendamento online e concluir todo o processo sem precisar ir ao Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran). Com o novo recurso, o usuário inicia o processo em casa e finaliza na clínica médica para a qual será direcionado pelo sistema, podendo agendar dia e horário para o atendimento.

Quem fizer o pedido de Renovação pela Internet, vai conseguir emitir o boleto para pagamento e saber para qual clínica médica será encaminhado. Na própria clínica, será realizada a captura de imagem e das impressões digitais dos condutores. O serviço está disponível inicialmente em Natal e será expandido para todas as unidades do Detran no Rio Grande do Norte.

O Chefe de Gabinete do Detran, Osmar Paiva Filho, explica que o novo serviço vai utilizar a tecnologia para facilitar a vida dos cidadãos. “Essa opção de atendimento evita a necessidade de se dirigir a uma unidade física do Detran para fazer o pedido de renovação da CNH, o que vai colaborar no nosso planejamento de desafogar as unidades e reduzir as filas, proporcionando cada vez mais comodidade para realização dos serviços”, comentou o chefe de Gabinete.

Coluna Versátil News

O melhor Bloquinho do Carnaval de Natal

Foto: Divulgação

O melhor Bloquinho do Carnaval de Natal, em 2020 vem ainda melhor !!
Prepara a Fantasia chama os amigos que o Segura vem aí !!!
08 de fevereiro com Concentração 15 hs na Rua Angelo Varela e saída para o Aeroclube.


Para não deixar ninguém parado direto da Bahia a energia contagiante da Banda Trio Elétrico, formada por 3 mitos do Axé, Ninha (ex Timbalada), Reinaldinho (ex Terra Samba) e Gilmelândia (ex Banda Beijo).. e mais direto das Ladeiras de Olinda o Patusco, Triozinho Fobica de Jubila e os meninos do Sax in the House que prometem um repertório todo especial para o Segura.


E este ano o Segura quer bater o recorde de 2019 (913 unidades ) de doação de leite em pó com a folia Solidária…Corra e garanta já seu Ingresso Solidário R$ 70,00 + um leite em pó .
Vendas Grand Optical – Midway Mall (3 º Piso)
On Line https://www.outgo.com.br/segura-que-deu-onda-ano-lll
Troca dos Vouchers ou ingressos pela Pulseira
05, 06 e 07 de fevereiro das 09 às 18 hs
Studio Power Plate Av Afonso Pena 1048.

Coluna Versátil News

SETUR e EMPROTUR divulgam números do turismo no RN em 2019

Com base no monitoramento de atividades relacionadas ao setor de turismo, a Secretaria de Estado do Turismo e Empresa Potiguar de Promoção Turística (EMPROTUR) apresentam o balanço do segmento referente ao ano de 2019, no Rio Grande do Norte. Os dados, tendo como base a disponibilidade de leitos do estado, média histórica de ocupação, movimentação do principal aeroporto e pesquisas de perfil de demanda já realizadas, foram calculados pelo setor de estatística da Empresa. 

AVIAÇÃO

Após extensa negociação, o Rio Grande do Norte promoveu o estímulo ao incremento da malha aérea com a redução do QAv. Nesta perspectiva, no segundo semestre de 2019, entre os meses de agosto a novembro, houve um crescimento de 14% do número de pousos e decolagens no estado em relação ao ano passado (considerando as três cias aéreas, Azul, Gol E Latam).

Os meses de outubro e setembro foram os que apresentaram maior incremento em relação ao mesmo período de 2018. Por mês, esses dados estão distribuídos assim: agosto (11%), setembro (13,5%), outubro (18,4%), novembro (14,7%). Já por companhia aérea, podemos notar as seguintes expansões: a Latam  apresentou um crescimento de 21%, a Gol de 10% e a Azul de 13,2%. Esses dados foram obtidos na base de dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), que disponibiliza desde 2018 os Indicadores do Mercado de Transporte Aéreo.

Rolar para cima