Black Friday deste ano deve gerar vendas de R$ 1 bilhão

best-black-friday-deals-2014

Os organizadores do Black Friday, dia de descontos no varejo virtual e que acontece no dia 28 de novembro, esperam faturar até R$ 1 bilhão durante as 24 horas da promoção este ano. O resultado, se for alcançado, vai representar pouco mais que dobro das vendas registradas no evento do ano passado (R$ 424 milhões).

Para garantir um bom desempenho este ano e reduzir as reclamações dos consumidores que, no ano passado, se sentiram enganados pelas lojas (chegaram a apelidar a promoção de ‘Black Fraude’), os varejistas assinaram nesta quarta-feira, 5, um código de ética do programa “Black Friday Legal”, comprometendo-se a praticar ofertas reais e a não maquiar os preços.

“O comércio eletrônico está cada vez mais preparado para o Black Friday. O planejamento começou com bastante antecedência e criamos um selo de identificação nos produtos com desconto”, disse Pedro Eugênio, fundador da Busca Descontos e responsável por trazer a versão brasileira da promoção em 2011.

Segundo ele, o Black Friday de 2014 não deve ser impacto pelo atual momento de desaceleração do comércio varejista e da economia brasileira como um todo. Pelo contrário, o evento, diz ele, deverá ajudar os comerciantes a desovarem seus estoques e aumentarem suas vendas.

Ele espera descontos de 20% a 50% durante as 24 horas da promoção, mas alerta para que o consumidor faça uma lista dos produtos que deseja adquirir e pesquise antes de comprar: “É preciso ficar atento aos descontos e saber que não são todos os produtos do site da loja virtual que terão preços com descontos”.

No ano passado, segundo a Braspag, empresa do grupo Cielo, foram realizadas 660 mil transações durante o Black Friday. Para este ano, a previsão é de chegar a 900 mil operações, com pico de vendas entre às 16h e 17h do dia 28 de novembro.

Texto: Lino Rodrigues/Agência O Globo

 Fonte: Gazeta do Oeste