Maternidade e mundo digital: Natal Shopping recebe Fórum de Mães como programação especial do mês de maio

 

Evento promove informação e conscientização sobre bem-estar e segurança das crianças e adolescentes na internet; palestras com psicólogas e advogada têm entrada gratuita

A era digital trouxe uma série de desafios para a maternidade. Dentre eles, o principal é em relação ao uso equilibrado de telas e redes sociais pelas crianças e adolescentes. Por isso, para abrir a programação do mês de maio, o Natal Shopping recebe o Fórum de Mães. Com o tema: “Famílias conectadas: todos navegando juntos”, o evento convida especialistas para discutir como lidar com essa realidade hiperconectada e oferecer insights valiosos para as mães e famílias.

A programação acontece de forma gratuita, entre os dias 07 e 09 de maio, com palestras às 18h30 em lounge no piso L2, próximo ao Parque da Naty. Na terça-feira (7), a psicóloga Débora Sampaio fala sobre a “Saúde mental de crianças e adolescentes num mundo hiperconectado”.

No Brasil, 91,2% das crianças de 10 a 13 anos têm acesso a internet diariamente, seja navegando em sites, postando em suas mídias sociais ou jogando com amigos, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua sobre Tecnologia da Informação e Comunicação (Pnad/TIC). E este comportamento tão frequente requer supervisão dos responsáveis para que os impactos negativos da exposição excessiva às telas e às redes sociais nessa fase da vida sejam minimizados, tanto em relação ao desenvolvimento cognitivo quanto em relação aos perigos existentes no mundo online.

Por isso, na quarta-feira (8), o Fórum toca na temática da “Segurança Digital das Crianças e Adolescentes”. O tema será tratado pela advogada Farah Diniz, que é especialista no assunto e irá abordar tópicos como privacidade, exposição a conteúdos inadequados e cyberbullying para orientar as mães sobre como proteger seus filhos e ensiná-los a utilizar a internet de forma segura e responsável.

Para encerrar o evento, na quinta-feira (9), a “Importância do brincar” entra em pauta com a psicóloga Ana Patricia Peixoto e a apresentação do case da jornalista Silvia Queiroz, dona do perfil “Mãe de 4 aos 40” no Instagram. Para mediar o bate-papo, também participa da conversa a jornalista Camila Araújo, que tem a página Roteiro de Criança e divulga programações sociais infantis, incentivando práticas que promovam a criatividade, o movimento e a interação offline.

“Grande parte do público do Natal Shopping é de mães com seus filhos, e neste ano, vamos promover com esse evento, um momento único para que essa comunidade se informe, troque experiências e adquira conhecimentos essenciais para criar um ambiente saudável e equilibrado para suas famílias”, afirma Diana Petta, gerente de marketing do empreendimento. O acesso ao Fórum de Mães acontece mediante resgate de cupom gratuito no aplicativo do Natal Shopping. Os tickets são liberados diariamente.

SERVIÇO – Fórum de Mães

Quando: De 7 a 9 de maio, às 19h

Onde: Natal Shopping | Piso L2

Acesso gratuito

Confira programação completa:

Tema: Saúde mental de crianças e adolescentes num mundo hiperconectado

Dia 7/5, às 18h30

Palestra: Psicóloga Débora Sampaio

Mediadoras: Jornalistas Sílvia Queiroz e Camila Araújo

Tema: Segurança no digital para crianças e adolescentes.

Dia 8/5, às 18h30

Palestra: Advogada Farah Diniz

Mediador: Jornalista Sílvia Queiroz

Participação especial Clézio Azevedo

Tema: Importância do brincar. Case: Jornalista Sílvia Queiroz.

Dia 9/5, às 18h30

Palestra: Psicóloga Ana Patricia Peixoto

Mediadora: Jornalista Camila Araújo

Dengue: por que pacientes com sintomas podem testar negativo para o vírus?

 

Especialista do CEUB explica a influência do período da infecção, do limite de detecção do teste, isolamento viral, enzimas e da temperatura

Febre, dor de cabeça forte, dor atrás dos olhos, vômito, manchas vermelhas na pele com teste negativo para dengue. Este pode ser um cenário possível e até mesmo comum. Mas por que pacientes com sintomas clássicos da doença podem isentar a detecção pelo vírus transmitido para o Aedes aegypti? Gil Amaro, professor de Ciências Biológicas do Centro Universitário de Brasília (CEUB) e mestre em Biologia Molecular explica que fatores podem influenciar a acurácia de um exame positivo indicando a doença.
Confira a entrevista, na íntegra:
Por que vários pacientes testam negativo mesmo tendo todos os sintomas clássicos?
GA: Cada fase da doença tem um exame específico. Os testes para o período dos sintomas são o RT-PCR, o do Antígeno NS1 ou o de Isolamento Viral. Se a pessoa usar os testes de Anticorpo IgG/IgM no período de sintomas, o resultado será negativo, porque esse teste IgG/IgM é para outra fase da doença. O segundo motivo é que todo exame tem um limite de detecção, sensibilidade e especificidade. Essas três propriedades afetam quando o exame “acerta” ou “erra”. As configurações de ciclo, enzimas e temperaturas no teste RT-PCR podem diminuir a especificidade, afetar o limite de detecção e dar falso negativo. Por fim, a parte pré-analítica pode diminuir a qualidade da amostra dificultando a detecção. Laboratórios com certificações e acreditações tem chance maior de acertar o exame.
Como é feito o teste de dengue? Há mais de um? Existe a possibilidade de um falso negativo? Se sim, por que isso acontece?
GA: O padrão é procurar o vírus da dengue ou os anticorpos gerados contra ele no sangue. Situações especiais usam outros fluídos do corpo como saliva, sêmen, urina, líquor ou líquido amniótico. Tem mais de um tipo de exame e cada exame funciona bem em uma fase da doença. Como todo teste tem um limite de detecção, uma sensibilidade e uma especificidade, há uma chance pequena de falsos negativos, mesmo usando o teste correto de cada fase da doença.
Além dos três motivos citados acima e dos fatores pré-analíticos, analíticos e pós-analíticos, até a temperatura de armazenamento do sangue coletado pode afetar o teste. A ciência está em constante melhoria e os testes são otimizados ano a ano para ficarem mais efetivos, acertando quando tem e quando não tem a doença.
Por que alguns pacientes mesmo tendo todos os sintomas clássicos, característicos de dengue, testam negativo para a doença?
GA: Isso ocorre por causa das fases da doença e do uso correto dos testes para cada fase. Vale alertar que outros exames, que não medem diretamente o vírus, ajudam no manejo clínico do paciente que tem dengue, mas o teste deu negativo. O conjunto de sinais e sintomas podem determinar a suspeita de dengue mesmo se um teste der resultado negativo. Existem sinais de alarme e gravidade característicos da dengue, além da sazonalidade. É possível determinar dengue pelos testes laboratoriais ou pelo chamado “vínculo clínico-epidemiológico”.
Existe a possibilidade desse paciente que testou negativo ter contraído uma carga viral menor da doença?
GA: Sim, é possível. Cada pessoa tem uma constituição genética e fatores ambientais, como nutrição e o histórico de outras doenças, aliados à presença de anticorpos gerada por infecções anteriores do mesmo subtipo de dengue, pode levar à diminuição mais rápida da viremia. Na maioria dos casos, na segunda infecção por dengue do mesmo subtipo, os anticorpos IgG e IgM atacam o vírus rapidamente, sendo o período e a quantidade de viremia menor.
Em casos raros, a cada nova infecção a saúde da pessoa fica mais comprometida. E, dependendo da saúde no momento da próxima infecção com a dengue, o cenário pode piorar muito. Plaquetas baixas ou imunidade baixa por outras doenças ou medicamentos pode agravar o caso e prolongar a viremia em tempo e em quantidade da carga viral.
Qual a orientação para os pacientes que testaram negativo mas apresentam todos os sintomas da doença?
GA: A orientação é procurar as unidades de saúde para avaliação do vínculo-epidemiológico que determina dengue. Outros exames podem determinar a suspeita de dengue e, até mesmo, classificar o grupo de estadiamento (A, B, C ou D), que vai do mais leve até o mais grave. No Brasil existem unidades de saúde especializadas e as tendas para atendimento inicial. Casos graves tem manejo clínico específico e monitoramento constante para evitar falecimento.
É possível que existam ainda mais casos de dengue do que foi notificado por conta dessa testagem negativa?
GA: Sim. Além dos casos falso-negativos existem os portadores assintomáticos, que podem transmitir o vírus mesmo sem ter sintomas. Além do período da história natural de toda doença, quando já aconteceu a infecção, quando as alterações fisiológicas e bioquímicas que permitem detectar sinais e sintomas estão baixas. Resumo: quando está bem no início da infecção.
Quais os perigos do autodiagnóstico de dengue ou de um paciente que, por conta do teste negativo, acredita que não contraiu a doença?
GA: O autodiagnóstico é perigoso porque toda infecção por dengue gera perda de líquido dos órgãos e essa perda é mais comum que a hemorragia, podendo agravar. O autodiagnóstico não consegue avaliar o corpo no nível que os exames de sangue fazem. Além disso, há grupos de risco: pessoas com situações específicas ou doenças que, se contraírem dengue, tem chance maior de evoluir para casos graves.
Tanto o exame de sangue quanto o exame clínico permitem avaliar a gravidade da doença pelos sinais de hemodinâmicos no início do agravamento, podendo agir para evitar. Enquanto o autodiagnóstico não abarca todas as possibilidades e a doença pode evoluir até causar danos irreparáveis, quando a pessoa perceber que está com sinais críticos, pode ser tarde demais.

Aluna da Maple Bear Natal vai representar o Brasil no Pan de Ginástica Rítmica, na Guatemala

 

Tem potiguar na Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica! A atleta Grabriela Cunha, aluna da Maple Bear Natal, vai disputar o Campeonato Pan-Americano na Guatemala, em junho. Ela também representa a escola em competições oficiais no Rio Grande do Norte.
Gabriela teve seu primeiro contato com a ginástica rítmica aos seis anos de idade. Aos 14, já coleciona medalhas em diferentes aparelhos. Em 2021, foi campeã nacional absoluta. No ano seguinte, conquistou bronze no individual geral juvenil II, aos 13 anos, e no aparelho bola; e também foi campeã brasileira juvenil por equipes.
“Sempre foi um sonho, desde pequena, representar o Brasil em alguma competição e eu me sinto extremamente feliz em poder estar realizando esse sonho. A realização é fruto de muito treinamento. Tivemos um tempo muito curto para a preparação e saber que tudo deu certo é muito gratificante”, disse a atleta.
Gabriela é aluna do 9º ano do ensino fundamental II da Maple Bear Natal. Ela conta com o apoio da instituição em todos os momentos, desde a rotina puxada, com cinco horas de treino diárias, até as viagens para competições fora do RN e do país. Para isso, a instituição flexibiliza os calendários de provas e atividades
De acordo com o coordenador de esportes da escola, Marlos Colpo, é uma grande honra e uma fonte de orgulho para a Maple Bear Natal ter uma de suas alunas convocada para a seleção brasileira de ginástica. Segundo ele, isso demonstra não apenas o talento individual da estudante, mas também a qualidade do ensino e do apoio oferecido.
“O incentivo da escola à prática de esportes é importante para conquistas como essa porque desenvolve habilidades físicas essenciais, ensina disciplina e determinação, aumenta autoconfiança e autoestima, ajuda na gestão do tempo e promove o desenvolvimento social e habilidades de trabalho em equipe. Esses aspectos combinados, preparam os alunos para alcançarem sucesso tanto nos esportes, quanto em outras áreas da vida”, explicou o coordenador.

Air Products apresenta soluções em hélio para ressonância magnética na 54ª Jornada Paulista de Radiologia

 

O evento, que começou nesta semana, é o maior de radiologia e diagnóstico por imagem da América Latina

São Paulo, maio de 2024 — A Air Products, especialista em soluções de gases industriais, estará presente, até o dia 5 de maio, na 54ª Jornada Paulista de Radiologia (JPR), no Transamerica Expo Center, em São Paulo (SP). O evento, que é o maior em radiologia e diagnóstico por imagem na América Latina, terá programação científica extensa, cursos e exposição técnica de empresas.

Líder em fontes de hélio e capaz de garantir um suprimento constante desse gás essencial para as unidades de ressonância magnética, a Air Products possui a maior taxa de transferência em abastecimento do mercado, o que resulta em custos menores para seus clientes.

“Compreendemos a importância desse recurso na área médica e temos a solução Keep Cold I, que garante o abastecimento confiável de hélio para ressonâncias magnéticas, mantendo a estabilidade necessária para diagnósticos precisos. Temos também o Keep Cold II, que visa assegurar a manutenção do sistema criogênico das máquinas, contribuindo para o seu desempenho otimizado e evitando interrupções não programadas”, destaca Renato Ferrari Plachi, Gerente Comercial de Hélio da Air Products.

A empresa também possui laboratório próprio para recondicionamento de cold heads a fim de garantir a performance por meio de rigorosos testes de qualidade. “Fazemos ainda a substituição periódica do oil adsorber que tem a função de evitar que partículas de óleo do compressor migrem pelas linhas de gás para o cold head e assim causem danos ao equipamento. Realizamos a manutenção, o recondicionamento, a substituição e a recarga de compressores, que respondem pela pressurização do hélio gasoso, que viabiliza o bom funcionamento do cold head”, explica.

A Air Products estará presente no estande 35 para explicações aprofundadas sobre suas soluções.

54ª Jornada Paulista de Radiologia (JPR)
Local: Transamerica Expo Center
Data: 2 a 5 de maio

Sobre a Air Products

A Air Products é uma empresa global líder em soluções de gases industriais e está presente em diversos segmentos industriais em todo o mundo. Com uma história de inovação e excelência em seus produtos e serviços, a empresa continua buscando impulsionar a indústria com soluções de alta qualidade e sustentáveis. A companhia atende clientes em toda a América do Sul e está comprometida em fornecer soluções que contribuam para o progresso e crescimento de seus clientes e parceiros.

Neste sábado e domingo espetáculo 3 Maneiras de Tocar no Assunto será apresentado em Natal

Neste sábado (04) e domingo (05), o espetáculo “3 Maneiras de Tocar no Assunto”, que aborda a homofobia na sociedade moderna, um manifesto artístico a favor de toda diversidade e contra as intolerâncias, estará em cartaz na Casa da Ribeira, com entrada gratuita. Com duração de 80 minutos, a peça é do gênero dramático e tem classificação 14 anos.

Com dramaturgia e atuação de Leonardo Netto e direção de Fabiano Dadado de Freitas, a peça está nos palcos desde 2019 e foi assistida por mais de 15 mil espectadores. Recebeu os prêmios Cesgranrio (Melhor Texto Nacional Inédito, Ator e Categoria Especial, pela direção de movimento de Marcia Rubin), APTR-RJ (Melhor Autor e Iluminação) e Cenym de Teatro Nacional (Melhor Monólogo), acumulando quase 20 indicações em premiações.

De abril a julho de 2024, “3 Maneiras de Tocar no Assunto” irá percorrer as regiões Nordeste e Norte do Brasil, realizando apresentações com ingressos sempre gratuitos. Todas as sessões serão 100% acessíveis com intérpretes de Libras, audiodescrição, monitoria para pessoas com deficiência intelectual e em locais com estrutura como corrimões, rampas, banheiros adaptados, iluminação adequada e plateia com reserva de espaços para pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida. Esta circulação é um projeto patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com realização da Fulminante Produções e do Ministério da Cultura, Governo Federal – Brasil, União e Reconstrução.

A montagem “3 Maneiras de Tocar no Assunto” reúne três solos escritos e interpretados por Leonardo Netto, colocando em pauta questões relacionadas à homossexualidade, ao preconceito contra o homossexual e a comunidade LGBTI+ em geral. Os textos fazem uma interlocução direta com o público: o que há, afinal, de tão incômodo, maléfico e repugnante na homossexualidade? Por que, através dos tempos, ela teve sempre de ser punida? Por que a orientação sexual de uma pessoa pode a transformar num cidadão de segunda classe, com menos direitos que o resto da população? “Homofobia mata todo mundo: o pai que teve a orelha arrancada por beijar o filho, os irmãos que foram linchados por andarem abraçados. Não adianta achar que você está livre porque você não é gay. Vivemos um retrocesso de entendimento sobre isso, um conservadorismo estúpido. A população LGBTI+ no Brasil está alijada de quase setenta direitos previstos na Constituição”, ressalta Leonardo Netto, que abordou o tema por três instâncias distintas: a Escola, a Lei e o Estado.

SERVIÇOS

NATAL/RN

Data: 04 e 05 de maio – sábado e domingo

Horário: sábados às 20h e domingo às 19h

Local: Casa da Ribeira (Rua Frei Miguelinho, 52 – Ribeira, Natal, RN)

Ingressos: gratuitos

Bilheteria: retirada antecipada em https://linktr.ee/3maneirasteatro

Neste sábado e domingo espetáculo 3 Maneiras de Tocar no Assunto será apresentado em Natal

Neste sábado (04) e domingo (05), o espetáculo “3 Maneiras de Tocar no Assunto”, que aborda a homofobia na sociedade moderna, um manifesto artístico a favor de toda diversidade e contra as intolerâncias, estará em cartaz na Casa da Ribeira, com entrada gratuita. Com duração de 80 minutos, a peça é do gênero dramático e tem classificação 14 anos.

Com dramaturgia e atuação de Leonardo Netto e direção de Fabiano Dadado de Freitas, a peça está nos palcos desde 2019 e foi assistida por mais de 15 mil espectadores. Recebeu os prêmios Cesgranrio (Melhor Texto Nacional Inédito, Ator e Categoria Especial, pela direção de movimento de Marcia Rubin), APTR-RJ (Melhor Autor e Iluminação) e Cenym de Teatro Nacional (Melhor Monólogo), acumulando quase 20 indicações em premiações.

De abril a julho de 2024, “3 Maneiras de Tocar no Assunto” irá percorrer as regiões Nordeste e Norte do Brasil, realizando apresentações com ingressos sempre gratuitos. Todas as sessões serão 100% acessíveis com intérpretes de Libras, audiodescrição, monitoria para pessoas com deficiência intelectual e em locais com estrutura como corrimões, rampas, banheiros adaptados, iluminação adequada e plateia com reserva de espaços para pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida. Esta circulação é um projeto patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com realização da Fulminante Produções e do Ministério da Cultura, Governo Federal – Brasil, União e Reconstrução.

A montagem “3 Maneiras de Tocar no Assunto” reúne três solos escritos e interpretados por Leonardo Netto, colocando em pauta questões relacionadas à homossexualidade, ao preconceito contra o homossexual e a comunidade LGBTI+ em geral. Os textos fazem uma interlocução direta com o público: o que há, afinal, de tão incômodo, maléfico e repugnante na homossexualidade? Por que, através dos tempos, ela teve sempre de ser punida? Por que a orientação sexual de uma pessoa pode a transformar num cidadão de segunda classe, com menos direitos que o resto da população? “Homofobia mata todo mundo: o pai que teve a orelha arrancada por beijar o filho, os irmãos que foram linchados por andarem abraçados. Não adianta achar que você está livre porque você não é gay. Vivemos um retrocesso de entendimento sobre isso, um conservadorismo estúpido. A população LGBTI+ no Brasil está alijada de quase setenta direitos previstos na Constituição”, ressalta Leonardo Netto, que abordou o tema por três instâncias distintas: a Escola, a Lei e o Estado.

SERVIÇOS

NATAL/RN

Data: 04 e 05 de maio – sábado e domingo

Horário: sábados às 20h e domingo às 19h

Local: Casa da Ribeira (Rua Frei Miguelinho, 52 – Ribeira, Natal, RN)

Ingressos: gratuitos

Bilheteria: retirada antecipada em https://linktr.ee/3maneirasteatro

Pittsburg distribui últimos 350 sanduíches gratuitos em Ponta Negra em celebração de 40 Anos

 

Natal/RN – 03 de maio de 2024 – Pra fechar com chave de ouro o pontapé inicial da série de ações especiais em celebração ao marco significativo de 40 anos, o Pittsburg distribui neste sábado(03) mais 350 sanduíches grátis, dessa vez em Ponta Negra. A ação acontecerá às 15h, em frente a AR Surf School, na rua Erivan França.

O Pittsburg mais do que uma simples marca de hambúrgueres, é um símbolo de pertencimento, identidade e orgulho potiguar. Ao longo de quatro décadas, a rede tornou-se não apenas o hambúrguer preferido dos natalenses, mas uma parte essencial da cultura e história de Natal.

Cada mordida em um hambúrguer Pittsburg é uma celebração da rica história, da diversidade de nossa gente e da vibrante energia de nossa cidade. Cada ingrediente é uma declaração de amor, resultado do trabalho árduo que transformou o Pittsburg em um ícone gastronômico local.

Para marcar este marco significativo de 40 anos, o Pittsburg preparou uma série de ações especiais que encapsulam o espírito e o calor da cultura potiguar. Sob o lema “Pitts 40 Anos Potiguar Como Você”, a campanha destaca como o Pittsburg se tornou uma parte intrínseca do tecido social e cultural de Natal.

A celebração contou com a distribuição de mais de 1000 hambúrgueres pela cidade. Os locais exatos foram revelados nas redes sociais do Pittsburg. A ação aconteceu também no bairro do Alecrim e na Cidade Alta.

Para mais informações sobre a programação completa das comemorações de 40 anos do Pittsburg, siga @pittsburgbr no Instagram e junte-se a esta jornada de amor pela cultura potiguar.

Com artesanato, gastronomia e música, feira Expomulti abre mês das mães no Shopping Cidade Verde

 

O Shopping Cidade Verde inicia as comemorações do Dia das Mães neste fim de semana com a realização da feira Expomulti. Multifeira de negócios e cultura com expositores de artesanato e gastronomia, o evento acontece neste sábado (4) e domingo (5), das 15h às 21h, com entrada gratuita.

Além dos expositores, a feira ainda vai contar com espaço kids, música ao vivo com Rahony Ramirez no sábado e Railton Câmara no domingo e um show especial com sucesso de Roberto Carlos comandado por um cover do rei.

“Para quem gosta de presentes únicos, a Expomulti é uma oportunidade para garantir algo especial e artesanal para as mães. Também será um momento especial para reunir toda a família, com muita música e diversão”, afirma Keila Araújo, gerente de marketing do shopping.

Além dos expositores da feira, os clientes também contam com uma grande variedade de opções para presentear as mães, incluindo moda, perfumaria e bem estar, além de opções de gastronomia para aproveitar o dia especial.

Serviço:
Expomulti no Shopping Cidade Verde
Dias 4 e 5 de maio, das 15h às 21h
Entrada Gratuita
Mais informações: https://www.instagram.com/shoppingcidadeverde/

Dia das Mães 2024: comércio movimentará mais de R$ 115 milhões em Natal e Mossoró, aponta Fecomércio RN

Mais de 75% dos natalenses e 66% dos mossoroenses irão às compras. Perfumes, cosméticos e roupas serão os itens mais procurados
Celebrado neste ano em 12 de maio, o Dia das Mães é a segunda data comemorativa mais aguardada pelo comércio varejista, atrás apenas dos festejos natalinos. Em 2024, de acordo com pesquisas realizadas pelo Instituto Fecomércio RN (IFC), a procura por presentes deve movimentar cerca de R$ 96,8 milhões em Natal e R$ 18,2 milhões em Mossoró. Na capital do oeste, há um aumento de 22% em comparação ao ano passado, quando a data injetou R$ 14,9 milhões na economia.
“O Dia das Mães é uma data muito especial, tanto para quem compra quanto para quem vende. Neste ano, a grande maioria dos consumidores do RN – mais de 75% dos natalenses e de 66,7% dos mossoroenses – pretendem gastar com presentes, então nossos negócios precisam estar preparados para atender essa demanda”, ressaltou o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomércio RN), Marcelo Queiroz.
Mães natalenses receberão mais perfumes e cosméticos
Na capital potiguar, a maior parte de quem vai comprar presentes para o Dia das Mães pertence ao sexo masculino (76,1%), tem de 25 a 34 anos de idade (82,2%), possui ensino superior completo (78,4%) e vive com uma renda familiar superior a 10 salários mínimos (85,3%). Além disso, mais de 60% pretendem gastar com apenas um presente, enquanto aproximadamente 67% farão pesquisa de preços e cerca de 69,5% irão às compras na semana que antecede a data comemorativa.
De acordo com as pesquisas do IFC, cerca de 55,5% dos consumidores da capital pretendem comprar em shoppings. Os produtos mais procurados serão perfumes/cosméticos (37,3%), itens de vestuário (29,6%) e calçados/bolsas (14,5%). Para homenagear principalmente as próprias mães (91,4%), a expectativa é que os natalenses gastem uma média de R$ 167,18 – um aumento de aproximadamente 5,4% em comparação ao mesmo período do ano passado, quando o valor registrado foi de R$ 158,58.
Metade dos mossoroenses comprará no comércio de rua
Diferente do observado em Natal, cerca de 50% dos mossoroenses entrevistados pelo Instituto Fecomércio RN comprará presentes no comércio de rua. Por outro lado, assim como na capital potiguar, a maior parte de quem vai às compras pertence ao sexo masculino (67,5%), tem de 25 a 34 anos de idade (83,7%), concluiu o ensino superior (80,1%), possui renda familiar acima de 10 salários mínimos (100%) e vai realizar as compras uma semana antes do Dia das Mães (61,3%).
Em Mossoró, a demanda será maior para itens de vestuário (35,5%), perfumes/cosméticos (34%) e calçados/bolsas (23%). Além de homenagear as próprias mães (88,7%), cerca de 19,7% dos mossoroenses desejam presentear suas esposas e 14,6% pretendem comprar presentes para as sogras. Para tanto, o gasto médio deles será de aproximadamente R$ 145,54 – um aumento de 11,2% em comparação ao Dia das Mães de 2023, quando esperavam gastar uma média de R$ 130,92.
Metodologia – As pesquisas do Instituto Fecomércio RN foram realizadas ao longo do mês de Abril. Para mapear a intenção de consumo em virtude do Dia das Mães 2024, o IFC ouviu um total de 608 natalenses e de 502 mossoroenses. O nível de confiança de ambos os levantamentos é de 95%, com margem de erro de 3 pontos percentuais.
Confira as pesquisas completas no site: https://fecomerciorn.com.br/pesquisas.

Artigo: Oposição do trabalhador à contribuição sindical

 

*Por Byanca Farias

Em março, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) deu início a uma nova fase da discussão sobre os processos de oposição do trabalhador ao pagamento da contribuição sindical. O Tribunal Pleno do TST admitiu um Incidente de Resolução de Demanda Repetitiva (IRDR), um  mecanismo processual que busca uniformizar a jurisprudência, ou seja, assegurar que processos que tratam da mesma questão sejam julgados de forma consistente, visando à segurança jurídica.

Neste caso específico, o TST procura estabelecer os critérios adequados para que o funcionário não sindicalizado exerça seu direito de oposição ao pagamento da contribuição assistencial, determinando o modo, o momento e o local para que os empregados não sindicalizados possam exercer esse direito.

O tema tem gerado intenso debate desde que o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que é constitucional a imposição de contribuições assistenciais a todos os trabalhadores, mesmo os não sindicalizados, desde que seja garantido o direito de oposição a esta contribuição. No entanto, o STF não especificou como esse direito de oposição deve ser exercido. Segundo o Ministro Guilherme Augusto Caputo Bastos, é necessário estabelecer critérios objetivos para garantir esse direito e evitar que a cobrança se torne compulsória.

O Ministro Relator Caputo Bastos afirmou que o IRDR preenche todos os requisitos necessários e destacou a controvérsia existente nos julgamentos dos Tribunais Regionais, principalmente no que se refere ao “modo, ao momento e ao lugar apropriado para o empregado refutar o pagamento”.

Para ilustrar a relevância do tema, o Ministro Relator apresentou um levantamento feito pela Coordenadoria de Estatística, que inclui 2.423 processos que tratam sobre a mesma matéria, destacando que o antagonismo encontrado nos votos apresentados na decisão demonstra o risco ao princípio da isonomia e da segurança jurídica.

Com a abertura do incidente, o Ministro Relator poderá convocar partes, pessoas e outras entidades interessadas para se manifestarem, fornecendo informações relevantes para o julgamento e a definição dessas teses. Além disso, ele poderá determinar a eficiência de uma audiência pública para instruir o procedimento.

No entanto, a definição de critérios pelo STF no julgamento do recurso ARE (Recursos Extraordinário com Agravo) 1018459, que trata da inconstitucionalidade da contribuição assistencial imposta para empregados não sindicalizados, por acordo, convenção coletiva de trabalho ou sentença, poderá afetar o julgamento do incidente no TST, que ainda não tem data prevista para iniciar.

Em qualquer das situações, estabelecer parâmetros objetivos e claros sobre o modo, forma e prazo para a apresentação da oposição ao pagamento da contribuição assistencial é importantíssimo para a garantia dos direitos dos trabalhadores e a segurança jurídica das empresas, que detém a responsabilidade de organizar e reter os respectivos valores diretamente na folha de pagamento, para posterior repasse aos sindicatos.

*Byanca Farias é advogada Trabalhista no Marcos Martins Advogados

Sobre o Marcos Martins Advogados

O Marcos Martins Advogados é um escritório especializado nas práticas de direito empresarial e societário, tributário, trabalhista, contencioso, arbitragem e insolvência. Fundado em 1983, tem como objetivo guiar os clientes assegurando o presente e impulsionando o futuro dos seus negócios, com uma equipe de profissionais conceituados, visão estratégica, parceria com os clientes, sólida governança e uma gestão que é referência no setor.  Em 2023, o Marcos Martins Advogados foi reconhecido no ranking do IFLR1000 na área de M & A e no ranking do ITR World Tax, na categoria Tax Controversy. No ano passado, ficou em primeiro lugar no Prêmio Análise DNA+Fenalaw 2022 na categoria Gestão; foi eleito o Escritório Mais Admirado pelo Ranking Análise Advocacia no Setor Econômico: Financeiro; e um dos Escritórios Mais Admirados do Interior de São Paulo pelo Ranking Análise Advocacia Regional 2022 e 2023.  https://www.marcosmartins.adv.br/pt/