‘As pessoas vão falar que é impossível; não dê ouvido a esse tipo de coisa’

Marcos-Pontes-Astronauta-WM-35

O astronauta brasileiro Marcos Pontes, primeiro brasileiro a ir ao espaço, ministrou palestra ontem, 8, durante abertura oficial da V Feira de Ciências do Semiárido Potiguar, que acontece até amanhã no Centro de Exposição Éneas Negreiros (EXPOCENTER). O evento é promovido pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) em parceria com a 12ª Diretoria Regional de Educação e Desportos (12 DIRED) e Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Durante a palestra, o astronauta incentivou bastante os jovens a buscarem a realização de seus sonhos. Marcos iniciou a conversa lembrando a infância humilde, com muitas dificuldades financeiras, apesar do pai e da mãe trabalharem. Ele também falou do sonho de ser piloto, que muitas vezes foi desacreditado por outras pessoas, mas nunca esquecido por ele. “O que importa é o que você tem lá dentro, a vontade de fazer as coisas”, diz.

O astronauta brasileiro lembrou que tinha o sonho de voar, mas não tinha dinheiro para pagar aulas de voo. Motivado a entrar na Força Aérea Brasileira (FAB) para alcançar o objetivo, ele se preparou para o exame de admissão, estudando no tempo que tinha disponível. Cursava o ensino médio pela manhã, trabalhava à tarde como aprendiz na rede ferroviária e, com o dinheiro do trabalho, pagava um curso à noite.

A preparação para entrar na FAB acontecia no trabalho mesmo. Sempre que possível, Marcos pegava o livro, com as mãos cheias de graxa, e estudava ali mesmo. O astronauta conta que ouviu muitas vezes os colegas rirem quando ele revelava que seria piloto e que estava estudando para isso.

Ele contou ainda que a para se manter no caminho do sonho veio da mãe, quando certa vez, se sentido vencido, ele declarou que não conseguiria passar na seleção sem estudar em um cursinho. Hoje, realizado, ele lembra e compartilha as palavras da mãe: “Estude, trabalhe, persista e sempre faça mais do que esperam de você”. Seguindo o ensinamento da mãe, Marcos aconselhou aos estudantes presentes na Feira: “As pessoas vão falar que é difícil, que é impossível. Não dê ouvido a esse tipo de coisa”.

O astronauta brasileiro também ressaltou a importância de escolher fazer o que se gosta. “Não escolha para ganhar mais. Escolha aquilo que você gosta de fazer!”.

Outro ensinamento do primeiro brasileiro a ir ao espaço foi para as pessoas saírem da zona de conforto e buscarem novos desafios. “No momento em que você pensa que sabe tudo, você está estagnado e isso é terrível!”, afirma.

Além da palestra, a V Feira de Ciências do Semiárido Potiguar conta com uma programação que reúne cerca de 200 trabalhos de estudantes de todo Estado.

Fonte: Gazeta do Oeste