Vinícius de Morais será tema de espetáculo de balé

Aulas-de-Ballet-AC-6

O gosto pelo balé une meninas e meninos diariamente nas academias de dança. As apresentações de fim de ano já são tradicionais e a preparação começa meses antes de as cortinas se abrirem para o público. O sonho de ser bailarina povoa a mente de boa parte das meninas que começam cedo com seus rodopios e passinhos na ponta dos pés.

A imagem das pequenas bailarinas faz parte do imaginário de muitos adultos, em especial das mulheres. “Muitas mulheres acabam transferindo o sonho de ser bailarina para a filha. É como se aquele sonho que elas tinham quando pequenas e que, por razões pessoais, não tiveram condições de realizar pudesse ser colocado em prática agora. A gente percebe no encantamento que elas têm ao ver a filha dançando. E as pequenas, em sua grande maioria, adoram. A gente percebe quando elas realmente querem ou só estão por incentivo dos pais. O importante é que a bailarina queira fazer, que se sinta bem dançando e satisfeita com o aprendizado”, explica a bailarina e professora de ballet, Walquíria Lima, que dança desde os três anos de idade e hoje dá aulas para crianças da mesma idade.

Ela também tem turmas de meninas maiores e atualmente está produzindo o quinto espetáculo do seu Espaço de Arte. Com o tema ‘Vinícius de Moraes. Vida, Obra e Expressão’, as seis turmas, desde as pequeninas às maiores, já estão com as coreografias prontas e ensaiadas na ponta dos pés. “Elas estão bem ansiosas para a apresentação. Estamos ensaiando bastante para apresentarmos um espetáculo encantador”, diz a professora.

A apresentação será no próximo dia 31, às 19h, no Teatro Dix-huit Rosado. Clássicos entoados pelo poeta, cantor e compositor Vinícius de Morais serão o ponto de partida para as bailarinas mostrarem todo o seu talento ao público.

A pequena Ana Letícia, de cinco anos, será uma das estrelas da noite e não vê a hora de chegar o dia da apresentação. Dançar traz pra ela muita satisfação. “Eu gosto muito de dançar e o meu passo preferido é a pirueta”, afirma a pequena enquanto mostra todo o seu talento rodopiando na ponta dos pés. “A gente vai dançar a música do Pato e outra também. Eu ensaio aqui com a tia e também na minha casa, todo dia”, conta. O entusiasmo é geral. Maria Clara concorda com a amiga e companheira de passos e também espera com ansiedade a data da apresentação.

A professora lembra que nessa idade as aulas costumam ser bem lúdicas para não cansar muito a criança e envolvê-las nos exercícios. “A gente usa várias técnicas lúdicas, com brincadeiras e que elas vão aprendendo o exercício, gravando o movimento. Tudo muito divertido devido à idade”, conta.

Além da apresentação de balé, no dia 31 também haverá outras atrações como a participação do Projeto Zumbi, que vem da cidade de Icapuí – CE, a turma de violão do Espaço de Arte e ainda a música do cantor Marcílio Brapa. Os ingressos já estão à venda na bilheteria do Teatro, no Espaço de Arte e no Top Açaí. As senhas estão sendo vendidas no valor de R$ 20,00 inteira e R$ 10,00 estudante

Fonte: Gazeta do Oese