Eleitores fazem filas para justificar ausência no segundo turno

O Fórum Eleitoral de Natal está com grande movimento na manhã desta quinta-feira (27), último dia para o eleitor justificar ausência na votação do segundo turno, realizada n dia 28 de outubro. Os  eleitores estão preenchendo formulário oferecido nos cartórios eleitorais e apresentando documento de justificativa que pode ser desde atestado médico, comprovante de viagem ou qualquer outra declaração  que comprove  a ausência na votação. 

Justiça Eleitoral está com grande movimento para justificativa de ausências no segundo turno

Justiça Eleitoral está com grande movimento para justificativa de ausências no segundo turno

No Rio Grande do Norte os cartórios funcionam hoje em regime de plantão até às 13h. Depois desse horário as justificativas podem ser feitas pela internet, por meio do Sistema Justifica, presente na página do Tribunal Regional Eleitoral.  
Como justificar
No primeiro caso, o eleitor deve entregar o documento pessoalmente em qualquer cartório eleitoral ou enviar por via postal ao juiz da zona eleitoral na qual é inscrito. Além do formulário, o eleitor deve entregar documentação que comprove a impossibilidade de comparecimento no dia do primeiro turno da eleição.

Se utilizar o Sistema Justifica, o eleitor deverá preencher um formulário online para informar seus dados pessoais, declarar o motivo da ausência e anexar comprovante do impedimento para votar. O cidadão receberá um protocolo para acompanhar o andamento do requerimento, que será encaminhado para exame pelo juiz competente. Se acolhida a justificativa, o eleitor será notificado da decisão. 
Eleitores no exterior 
O eleitor inscrito na Zona Eleitoral do Exterior, ausente do seu domicílio eleitoral na data da eleição ou que não tenha votado, também necessita justificar o não comparecimento às urnas na eleição presidencial.
Já cidadão brasileiro que estiver no exterior no dia do pleito tem até 30 dias, contados de seu retorno ao Brasil, para justificar a ausência no cartório eleitoral ou também pela internet, por meio do Sistema Justifica.