Perigo na Páscoa: Consumo de chocolate pode matar cães e gatos

Com a proximidade do feriado de Páscoa, quando os chocolates são fartos na mesa, é preciso um cuidado importante dos tutores de cães e gatos. O doce, transformado em ovos e sobremesas deliciosas, parece ser inofensivo, mas pode causar intoxicações nos pets.

De acordo com o médico veterinário Fabrício Marinho, do Hospital Veterinário de Natal, o cacau é uma substância muito perigosa para os cães. “Ele contém uma substância chamada teobromina que pode causar intoxicação e quando consumido em grande quantidade pode até mesmo levar o animal a morte”.

Além de intoxicação, o chocolate pode causar alergia, vômitos, diarreias e em casos mais graves, os pets podem sofrer convulsões. “A teobromina é um forte estimulante do sistema nervoso central e pode causar ainda taquicardia e aumento da pressão arterial. Muitos tutores não acreditam no quanto a substância é perigosa e depois acabam sofrendo com as consequências”, lamenta o veterinário.

Outro perigo escondido no chocolate é a lactose. Muitos animais são intolerantes a substância. A lactose pode causar reações alérgicas, vômito e diarreia. “O tutor deve procurar atendimento veterinário o quanto antes caso o animal apresente qualquer um desses sintomas seja relacionados a lactose ou a teobromina”, afirma Fabrício.

Diante de tudo isso, o cãozinho não precisa ficar de fora das comemorações da Páscoa. O mercado pet oferece ovos especiais, petiscos e bombons para o consumo canino. “Temos muitos produtos no petshop do Hospital Veterinário de Natal que não possuem açúcar e nem cacau. Alguns são feitos de alfarroba, uma substância que possui o mesmo aroma do chocolate. Agradam os bichinhos e não oferecem risco para saúde deles”, explica.

Fabricio Marinho está à frente do Hospital Veterinário de Natal com o seu irmão Fábio Marinho. A dupla possui especialização nos maiores centros de veterinárias referência do País – Unesp – Jaboticabal (São Paulo) e Viçosa (Minas Gerais). Fábio Marinho fez residência em clínica médica e cirúrgica na Universidade Federal de Viçosa (Minas Gerais) e é mestre em clínica cirúrgica, com área de atuação em oftalmologia veterinária na Unesp Jaboticabal. Já Fabrício Marinho é PhD em clínica médica com áreas de atuação em cardiologia veterinária.

O Hospital Veterinário de Natal conta com duas unidades (Av. Xavier da Silveira, 876, Morro Branco e Av. Miguel Castro, 1328, em frente ao posto Shelll) e os mais modernos aparelhos de imagem, emergência com médico à disposição 24 horas e centro cirúrgico. Com clínica médica, cirúrgica e traumatológica, o HVN oferece os serviços de pet-shop, banho e tosa e hotelaria, além de exames laboratoriais automatizados e equipamentos de última geração como ecodopplercardiograma, ultrassonografia, radiologia digital, eletroretinografia, eletrocardiografia e holter. Contatos: (84) 2030-2003 / 3234-1671.