Série Psi vai ser debatida em atividade de Cinema e Psicanálise

Nessa sexta-feira, 27 de abril, o Núcleo de Atividades de Psicanálise com a Cultura (NAPC), do Percurso Livre em Psicanálise (PLP) vai exibir a série original da HBO, “Psi”, e depois abrir as discussões.

De acordo com o coordenador do NAPC e também professor de Psicanálise, Demetrius Abreu, nesse primeiro encontro que retoma as atividades de Cinema e Psicanálise do PLP em 2018, o pano de fundo das discussões após a exibição do episódio será “a linha tênue que atravessa as perversões, moral social e a ética na psicanálise”. A exibição começa às 17h30, na sala 1006, no Edifício Harmony Center, Rua Coronel Joaquim Manoel, 615, em Petrópolis. Entrada R$ 10. Qualquer pessoa pode participar do evento, não só alunos ou profissionais de áreas afins.

As atividades no PLP que entrelaçam a teoria psicanalítica tais como literatura e cinema ocorrem semestralmente. Em 2018, Abreu decidiu transversalizar o universo das Séries que retratam alguns aspectos da clínica psicanalítica. Além de “Psi”, será exibida também a série Twin Peaks, do diretor David Lynch, sucesso no início dos anos 1990 e que ganhou novos episódios ano passado na Netflix.

Psi é uma série de televisão brasileira, do canal HBO, cujo roteiro é do psicanalista Contardo Calligaris. Ela narra a vida do psicólogo, psicanalista e psiquiatra, Carlo Antonini, dentro e fora do consultório. A série estreou em 2014 e dois romances inspiram a série: Conto do Amor e A Mulher de Vermelho e Branco. A série é dirigida por Marcus Baldini.