Invasões do MST caem para uma no governo Bolsonaro

TPN

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) registrou no primeiro trimestre de 2019 apenas uma invasão ce terra por integrantes do MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra), contra as 43 invasões de propriedades somadas no mesmo período de 2018.

A brusca queda acontece nos primeiros cem dias de governo de Jair Bolsonaro, que endureceu o discurso contra os movimentos que promovem invasões e cortou convênios de financiamentos pelo setor público com entidades e organizações não governamentais.

Manifestações

Começa no Dia Nacional da Luta pela Reforma Agrária, próxima quarta-feira (17), a programação do “Abril Vermelho”, sob a ordem “Direitos camponeses já, com reforma agrária e justiça social”.

Será o que representantes de sindicatos, federações de trabalhadores rurais e movimentos populares chamam de “primeira Jornada Nacional de Lutas pela Reforma Agrária durante o governo de extrema-direita de Jair Bolsonaro”.

A programação, no entanto, será abrandada por marchas, comercialização de produtos agrícolas e plenárias de debates, sob a justificativa de evitar conflitos “com forças de segurança nos Estados e com a ala mais radical dos bolsonaristas”.

“Temos de esperar diminuir o tensionamento das eleições”, declarou João Paulo Rodrigues, integrante da coordenação nacional do MST.