Workshop leva servidores a refletirem sobre a importância de planejar a aposenta

A Secretaria de Estado da Administração (Sead), por meio da Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales (EGRN), em consonância com o Programa Estadual de Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho, promoveu na quinta-feira (1) a segunda edição do Workshop Refletindo Sobre a Aposentadoria. O evento aconteceu de forma presencial, e teve boa adesão de servidores aposentados ou que estão prestes a se aposentar.

Em razão da pandemia, a capacidade de lotação do miniauditório, onde foi realizada a atividade, teve de ser reduzida por medidas de biossegurança orientadas pela Organização Mundial da Saúde e autoridades sanitárias locais, a fim de evitar riscos de contaminação do coronavírus. Com isso, o distanciamento social foi estabelecido.

O objetivo do workshop foi levar os servidores a refletirem sobre o momento da aposentadoria e da importância de planejamento para essa etapa da vida laboral. Na ocasião, também foi esclarecida a dinâmica do curso preparatório para a aposentadoria dos servidores promovido pela Escola de Governo, como atividade do Programa de Apoio à Aposentadoria do Governo do Estado (Proap). “A intenção do curso é ouvir o servidor, conhecer um pouco sobre as suas particularidades, para então poder ajudá-lo a se preparar para a aposentadoria”, esclareceu Senise Doriana Feitosa, psicóloga e membro do Proap.

O Programa de Apoio à Aposentadoria conta com oficinas, workshops, palestras, e aconselhamentos psicológicos com profissionais especializados. Durante o workshop, os participantes também assistiram também a relatos de servidores que já se beneficiaram com ações do Proap. No 2º Workshop Refletindo Sobre a Aposentadoria, quem testemunhou foi a professora aposentada Maria José de Medeiros, da SEEC. “O curso do Proap me deu ferramentas para melhorar a minha vida, quando eu estava sem saber o que fazer na minha aposentadoria. Hoje eu sou uma aposentada feliz”, afirmou.

Uma das questões debatidas no evento foi a importância de se manter ativo durante a pandemia, seja por meio de exercícios, de viagens, laser ou com outros trabalhos que podem, além de manter o dinamismo do aposentado, gerar uma renda extra. Como relatou Jailma Alves, servidora da Sesap, sobre a sua experiência em uma empresa de venda de acessórios femininos e produtos de cuidados corporais. “Não tem nada mais gratificante do que nos permitir vencer nossos próprios desafios pessoais. E foi com o incentivo que recebi no Proap que percebi que poderia continuar trabalhando e ajudando outras pessoas. Hoje, sou diretora de vendas da empresa e já pude contratar uma senhora de 80 anos que precisava de uma ocupação, que trabalha com muita alegria entusiasmo”.