Governo do Estado anuncia programa “Transporte Cidadão”

O Governo do Estado vai implantar na Grande Natal o projeto de transporte gratuito para a população de baixa renda, garantindo o acesso dessas pessoas aos serviços públicos essenciais. O Transporte Cidadão foi anunciado nesta terça-feira pelo governador Robinson Faria durante a leitura da mensagem anual na Assembleia Legislativa. Na ocasião já foi entregue o projeto de lei para os deputados.

Untitled-1O Transporte Cidadão, terá gestão compartilhada entre a Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social e o Departamento de Estradas e Rodagem, será operacionalizado através de linhas circulares de ônibus de grande porte, com itinerários previamente planejados e identificados que ligarão pontos localizados em municípios da Região Metropolitana de Natal, com paradas na Central do Cidadão, Hospital Walfredo Gurgel, Liga Norte-riograndense Contra o Câncer, Hospital Giselda Trigueiro, Maternidade Escola Januário Cicco e Hospital Universitário Onofre Lopes.

Segundo a secretária da Sethas-RN, Julianne Faria, o Transporte Cidadão não irá concorrer com as empresas permissionárias de transporte público de passageiros urbanos e intermunicipais. O serviço será subsidiado pelo Estado e ofertado gratuitamente para as pessoas comprovadamente desempregadas cadastradas no Sine-RN, gestantes, portadores de necessidades especiais e seus acompanhantes, portadores de doenças crônicas e acompanhantes, idosos a partir de 60 anos e beneficiários dos programas sociais de transferência de renda do Governo Federal (Bolsa Família).

Inicialmente, o Transporte Cidadão será implantado nos seguintes corredores específicos:

  1. a) Ceará-Mirim / Natal
  2. b) Maxaranguape / Extremoz / Natal
  3. c) Macaíba / Natal
  4. d) Goianinha / São José de Mipibú / Natal
  5. e) Monte Alegre / Natal
  6. f) Ielmo Marinho / Macaíba / Natal
  7. g) Vera Cruz / Natal
  8. h) São Gonçalo do Amarante / Natal

A Sethas-RN será responsável pelo cadastramento das pessoas que serão beneficiárias, bem como, pelo estabelecimento dos critérios e prioridades para ampliação do projeto nas áreas escolhidas e com condições para receber o Transporte Cidadão.