Central de Libras é instituída em Natal

A cidade de Natal ganhou nesta quarta-feira (20/11) a sua primeira Central de Interpretação de Libras (CIL). O decreto instituindo o organismo foi assinado pelo prefeito Álvaro Dias em solenidade realizada no anexo da secretaria de Governo, em Candelária. A proposta tem o objetivo de fornecer serviços de tradução e interpretação em linguagem brasileira de sinais para dar apoio à pessoa surda ou com deficiência auditiva. O serviço funcionará na sede da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) e terá início em 60 dias.

O acompanhamento de um intérprete poderá ser solicitado por telefone, através de um familiar, ou presencialmente em uma das unidades, para os mais diversos fins, como: matrícula escolar, entrevista de emprego, serviço bancário, casamento, realização de consulta, exame médico, entre outros. A pessoa surda ou com deficiência auditiva, que mora em Natal, deverá realizar seu cadastramento para poder ter acesso ao serviço de tradução e interpretação em libras.

Álvaro Dias disse que a assinatura do decreto representa uma das páginas mais bonitas de sua gestão à frente do município, destacando o caráter inclusivo da medida. “Precisamos governar para os mais necessitados e para as camadas mais frágeis e desassistidas da população. As pessoas com deficiência são historicamente negligenciadas e têm seus direitos negados. A nossa administração chega para mudar essa realidade em Natal oferecendo oportunidade para os surdos e mudos. A Central de Libras è um marco que estamos efetivando em Natal e tenho muito orgulho de ser o prefeito que implementou este serviço”, asseverou.

O empenho do prefeito Álvaro Dias na regulamentação da Central de Libras foi reconhecido pelas entidades que atendem a população de surdos e mudos da capital potiguar. O presidente da Associação dos Surdos de Natal, Rodrigo Alexandre, ressaltou a importância da iniciativa: “Esse é um momento histórico para nós. Uma luta de tantos anos concretizada. Agradecemos ao prefeito de Natal por ter colocado a nossa causa como prioridade, tornando realidade a central que vai gerar um benefício sem igual”.

A titular da Semtas, Andréa Dias, também falou sobre o avanço representado pela implementação da Central de Libras: “A implantação da Central  de Libras é uma luta de muitos anos da Asnat, Cumude e outros segmentos. Estamos buscando com essa iniciativa garantir a pessoa surda, o direito de ser compreendida em todos os espaços que ela necessite acessar. A Semtas, com apoio do Prefeito Álvaro Dias, concretiza hoje mais um sonho de longos anos”, disse