Quebrando barreiras: o poder feminino na vanguarda da liderança empresarial

 

Especialista do Insper destaca os desafios da liderança feminina e como superá-los

Em um mundo onde a igualdade de gênero é mais do que uma aspiração, mas sim uma necessidade premente, as mulheres estão assumindo papéis de liderança com determinação e coragem. Neste contexto, a professora Luciana Lima, do Insper, que também já passou por diversos cargos de liderança, oferece uma visão única sobre os obstáculos enfrentados e as conquistas alcançadas por mulheres em cargos de destaque.

“Para se alcançar uma posição dessa, é essencial entender os desafios específicos enfrentados pelas mulheres no mercado de trabalho, tanto os relacionados ao acesso quanto à permanência no cargo”, afirma Luciana Lima. A especialista destaca a importância da resistência, da resiliência e da rede de apoio como pilares fundamentais para o sucesso.

No entanto, Luciana também reconhece as barreiras que as mulheres ainda enfrentam. “A percepção equivocada sobre o papel das mulheres no ambiente corporativo continua sendo um obstáculo significativo. É essencial desafiar esses estereótipos e criar um ambiente que promova não apenas a igualdade, mas a equidade na oferta de oportunidades”.

Com décadas de experiência no campo da Gestão de Pessoas e Liderança, Luciana compartilha insights valiosos e conselhos práticos para mulheres que almejam assumir um papel de influência e liderança dentro das organizações. “Encontrar mentores, desenhar estratégias para se blindar e cultivar aliados dentro e fora da empresa são elementos essenciais no caminho para o topo”, enfatiza ela.

Além disso, Luciana destaca a importância de uma cultura empresarial que valorize a diversidade e a inclusão. “As empresas que priorizam a igualdade de gênero não apenas promovem um ambiente mais justo, mas também desfrutam de um desempenho financeiro superior, há inúmeros dados que já demonstram isso”, ressalta ela.

À medida que olhamos para o futuro, Luciana expressa otimismo em relação ao progresso contínuo das mulheres em cargos de liderança. “Sabemos que a velocidade de mudança é lenta, mas também tem sido progressiva. O último Nobel de Economia tratou justamente da temática de gênero, à medida que quebramos barreiras e desafiamos os paradigmas estabelecidos, estamos pavimentando o caminho para um futuro mais inclusivo e equilibrado”, diz ela com convicção.

A professora do Insper compartilha cinco dicas essenciais para as mulheres alcançarem a liderança:

  • Identifique as características do fenômeno “teto de vidro”- ou seja, as barreiras informais e invisíveis de dentro da sua organização que tendem a barrar o acesso a cargos mais elevados para as mulheres.
  • Mapeie suas fortalezas e busque aliados que possam complementar suas áreas de fragilidade.
  • Promova em você e nas mulheres com quem convive a sonoridade.
  • Identifique profissionais do gênero masculino que apoie a dissolução do fenômeno “teto de vidro”, como realizado no movimento Eles por Elas da ONU (Organização das Nações Unidas).

Por fim, negocie, negocie e negocie. “Gosto de dizer que há espaço para todos no mundo corporativo, existe uma dívida histórica com as mulheres, o primeiro passo já está sendo dado, ou seja, muitas empresas já a reconhecem, as diferenças salariais são discutidas publicamente, há leis que estão sendo implementadas sobre isso, resta então, a vontade de fazer acontecer, de transformar o discurso em prática. Muitas já começaram, outras estão ainda um tanto tímidas, mas acredito que não há como retroceder”, Luciana Lima.