STTU realiza operação nos semáforos para aliviar trânsito nos centros comerciais

Durante o período natalino, o trânsito fica mais movimentado nos centros comerciais devido às compras de presentes. Para aliviar as condições do trânsito, a Prefeitura do Natal – por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU) – tem monitorado e realizado alterações nos tempos dos semáforos, principalmente nos bairros do Tirol, Lagoa Nova e Alecrim.

Segundo o órgão, a região do shopping Midway Mall é uma das mais delicadas devido ao grande público que é atraído pelo centro comercial. “Os motoristas formam fila para entrar no shopping e isso acaba fechando um cruzamento, que leva ao fechamento do seguinte e assim se forma um efeito cascata”, ressalta Walter Pedro da Silva, secretário-adjunto de Trânsito.

Um exemplo dado pelo secretário é a entrada do Midway Mall pela Av. Romualdo Galvão, onde os motoristas formam fila e acabam impedindo que os veículos cruzem a Av. Bernardo Vieira sentido Zona Norte, que por sua vez acaba impedindo os que estão na Av. Sen. Salgado Filho sentido Zona Sul, que impedem a Rua Alberto Silva, que impedem os que estão nas avs. Romualdo Galvão e Prudente de Morais e assim consequentemente, como demonstra a animação.

Para combater o efeito cascata, a STTU tem monitorado os semáforos constantemente das 07h00 às 20h00 e realizado ajustes nos equipamentos. “Na região do Midway, quando se inicia o efeito cascata, nós mudamos o tempo para – primeiramente – liberar o tráfego nas vias onde circulam os ônibus, afinal a preferência é do transporte público. Isso significa que o tempo de verde dessas vias é aumentado e o das que cruzam com elas é reduzido”, explica Walter Pedro.

Segundo o secretário, toda a operação dura cerca de 10 minutos. “Há impacto nas demais vias, podendo ocorrer retenções. Contudo, se a operação não for executada, o efeito cascata se estabelece e trava toda a área, podendo impedir a circulação totalmente. Assim que a situação se normaliza, os tempos voltam ao normal”, reforçou.

Ainda de acordo com a STTU, as vias que podem sofrer alterações nos semáforos na região de Tirol e Lagoa Nova são as avs. Rui Barbosa, Sen. Salgado Filho, Romualdo Galvão, Prudente de Morais, Alm. Alexandrino de Alencar, Bernardo Vieira, Antônio Basílio, Nascimento de Castro, Amintas Barros e Miguel Castro, além das ruas São José e Jaguarari. Já na região do Alecrim, as avs. Coronel Estevam (Av. 9), Pres. Bandeira (Av. 2), Alm. Alexandrino de Alencar e as ruas Pres. Leão Veloso (Av. 5), Pres. Sarmento (Av. 4), Pres. José Bento (Av. 3), Pres. Quaresma (Av. 1) são as trabalhadas.

ROTAS ALTERNATIVAS

A STTU pede que os motoristas que não vão realizar compras evitem as regiões dos grandes centros comerciais procurando rotas alternativas, onde o trânsito tende a ser menor e mais tranquilo.

Para os motoristas que saem de Petrópolis com destino a Zona Sul e desejam evitar o Midway Mall, as rotas alternativas são as ruas São José e Jaguarari – principalmente para os que se destinam a Candelária, Cidade Satélite, Planalto e BR-101 Sul após o Viaduto de Ponta Negra –, a Av. Rui Barbosa, o Anel Viário da UFRN e a Via Costeira.

Já para os que desejam evitar o centro comercial do Alecrim, a Av. Interventor Mário Câmara/Rua dos Canidés (Av. 6), a Rua Jaguarari e a Rua São José/Desembargador Régulo Tinoco são boas rotas de escape.